Você está em:

Cidades brasileiras que vão concorrer à Rede de Cidades Criativas da Unesco devem ser divulgadas na próxima segunda-feira

Poços de Caldas oficializou sua candidatura no segmento da Literatura

Está prevista para a próxima segunda-feira, 26 de junho, a divulgação das duas cidades brasileiras que serão indicadas pelo Itamaraty para concorrer a uma vaga na Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Poços de Caldas oficializou sua candidatura para integrar a Rede no segmento da Literatura.

De acordo com informações da Divisão de Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores, o cronograma do Comitê de Seleção prevê inicialmente a divulgação no dia 26, para que as cidades escolhidas tenham tempo hábil para finalizar o processo de inscrição junto à Unesco.

A comissão avaliadora deve eleger duas candidaturas, de diversas cidades do Brasil, para serem inscritas até dia 30 de junho. Para integrar a rede, as cidades devem ser indicadas pelo Ministério das Relações Exteriores. Depois dessa fase, elas são avaliadas por peritos culturais e da indústria criativa, com foco no eixo temático escolhido. O resultado final deve ser divulgado em outubro.

Poços de Caldas
A candidatura leva em conta a vocação de Poços de Caldas para a literatura e o desejo da sociedade poços-caldense e sul-mineira para que o município integre a Rede de Cidades Criativas. O trabalho vem sendo realizado há aproximadamente três anos por um grupo formado por membros do Polígono Sul-mineiro do Livro, que abrange mais de 170 cidades, pelo Comitê Organizador Poços Literária, título do projeto, e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas. A candidatura recebeu aporte financeiro da ordem de R$ 130 mil, por meio de emenda parlamentar do deputado Mauro Tramonte.

Somente duas cidades de Minas Gerais protocolaram suas candidaturas: Poços de Caldas, no segmento de literatura, e Paracatu, na área de gastronomia. “Estamos ansiosos para o resultado. Queremos que Poços de Caldas possa ser a segunda cidade de Língua Portuguesa a integrar esta importante rede de cooperação, com foco na criatividade como ativo estratégico”, destaca o prefeito Sérgio Azevedo.

A iniciativa considera o significativo histórico literário de Poços de Caldas, que registra índices de leitura maiores que as médias estadual e nacional, segundo pesquisa da Câmara Mineira do Livro (CML) e sedia a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Festival Literário Internacional (Flipoços), em sua 18ª edição, eventos que colocam a cidade no cenário literário mundial, fomentando a cultura literária e promovendo o incentivo à leitura no território.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social