FESTIVAL DE INOVAÇÃO E IMPACTO SOCIAL

Durante seis dias, de 2 a 7 de novembro, Poços de Caldas será a capital brasileira da inovação social, com a realização da primeira edição do Festival de Inovação e Impacto Social (FIIS). Ao lado de empreendedores, organizações do terceiro setor, negócios sociais, investidores ligados a finanças sociais e grandes empresas, o Instituto Vedacit participa do evento oferecendo o projeto ImaginaC, convidando as crianças do PMJ São José para participar ativamente da transformação das cidades.

Já nesta quinta-feira (1º), às 13h, acontece a sensibilização e mobilização “Imaginar e Sonhar a cidade” com alunos e professores do PMJ São José. No dia seguinte – o primeiro dia do FIIS – é a vez da oficina para imaginar e pintar a calçada em frente à escola, a partir das 9h. Nesta etapa participam crianças, famílias, professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

A narrativa continua com o embarque em um “foguete” e a “decolagem” para descobrir o bairro, estreitando o vínculo de pertencimento ao passear pelas ruas, conversar com os moradores e detectar pontos de melhoria. A “aterrissagem” é o momento da troca, criação e mudança, no qual os estudantes voltam à calçada e incluem na pintura criaturas fantásticas com superpoderes de ajudar a natureza, a região e resolver os problemas identificados.

Neste sentido, o PMJ São José já desenvolve, desde 2015, o projeto “Encontros & EnCantos”, que busca ampliar o olhar das crianças e adolescentes para estimular a reflexão, o aprendizado e estabelecer laços com a história do bairro São José e da cidade como um todo. O desenvolvimento do projeto amplia a escuta dos estudantes, criando oportunidades para que eles possam se expressar em diferentes linguagens e ocupar mais espaços no bairro, por meio de intervenções temporárias e artísticas.

O PMJ São José atende 82 alunos, entre crianças e adolescentes, no contraturno escolar, sendo 60 alunos no período da manhã e 22 no período da tarde. A grande maioria mora no Bairro São José.

ImaginaC
“O FIIS é um movimento que está muito conectado com a missão e valores do Instituto Vedacit, por isso não poderíamos deixar de apoiá-lo e trazermos conteúdos relevantes para a transformação de nossa sociedade”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit. Durante o evento, a proposta do ImaginaC é fazer um jogo de impacto social com as crianças, ocupando e projetando a cidade a partir da imaginação delas, plantando uma semente para ser a inspiração de mudanças reais em Poços de Caldas.

O projeto propõe uma experiência lúdica para imaginar com e transformar a comunidade em um lugar melhor, interagindo com os moradores, a natureza e a arte. O objetivo é conectar as pessoas com o seu município, para que se apropriem do espaço público, tragam melhorias, cobrem os gestores e se envolvam ativamente na mudança do entorno. “O primeiro passo para fazermos cidades mais saudáveis é voltarmos a sonhar, a se encantar para que possamos unir os sonhos. Acreditamos que as crianças irão criar um sentimento de pertencimento ao local em que vivem sendo um agente transformador”, conta Nayana Brettas, fundadora do ImaginaC.

O projeto inclui ainda uma bolha lúdica na Praça do FIIS, convidando os participantes a emergir no sonhar e imaginar cidades mais saudáveis, e a participação no TEDINHO, workshop onde algumas crianças, mães e professores irão compartilhar a experiência vivenciada no projeto.

“Com o ImaginaC esperamos contribuir para que Poços de Caldas seja reconhecida como uma Cidade Criativa e Amiga da Criança, pois em geral muito do que se faz no planejamento urbano é pensado para as crianças e não com elas. Ao trazê-las para imaginar sua Cidade do Futuro, possibilitamos a elas maior interesse pela história de sua comunidade e ao gestor público como tornar os espaços comunitários ambientes de aprendizagem e de expansão da qualidade de vida”, enfatiza o gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.