1o Concurso de Poesias Infantojuvenil “Teresa Valques” premia vencedores

Solenidade foi realizada na Biblioteca Centenário

Aproximadamente 100 pessoas participaram, na noite da última terça-feira (9), da solenidade de premiação da 1º edição do Concurso Municipal de Poesias Infantojuvenil “Teresa Maria Valques Carvalho de Faria”, realizada na Biblioteca Centenário, dentro da programação do Festival de Inverno – Julho Fest 25 anos. Esta foi a primeira vez que o tradicional concurso de poesias foi realizado especificamente para crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos.

Todos os participantes receberam certificados e chocolates como premiação. Os três primeiros colocados de cada categoria também receberam troféus, oferecidos pela Cristais São Marcos. Foram 114 poesias inscritas. O tema do concurso foi “Livro, extensão da imaginação”. Uma equipe de três membros do segmento literário de Poços de Caldas selecionou cinco poesias de cada faixa etária, que foram apresentadas durante o evento.

Os jurados Tânia Mara Matias de Carvalho, Sérgio Roberto Montero Aguiar e Jeferson Garcia também receberam certificado, chocolate e troféu. Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem à servidora da Biblioteca Centenário desde o ano 2000, Lurdes Pereira de Jesus, a Lurdinha, que faleceu no dia 8 de julho.

O objetivo do concurso é incentivar a criatividade literária e o hábito de leitura e escrita, promover novos talentos literários, valorizar a arte poética, incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra no público infantojuvenil. A edição para adultos está mantida para o segundo semestre.

“Ficamos muito satisfeitos com a participação e com a qualidade dos textos inscritos. Sem dúvida, a primeira edição do Concurso Infantojuvenil superou as nossas expectativas, atuando no incentivo à leitura e na valorização da literatura junto as nossas crianças e adolescentes”, destaca a chefe da Seção de Bibliotecas Públicas, Ângela Nogueira.

Confira os três primeiros colocados de cada faixa etária:

Faixa etária de 6 a 8 anos
1°lugar: Olívia Vieira Herdy, de 8 anos. Poesia: O livro pode ser várias coisas;
2° lugar: Beatriz Borges de Oliveira, de 8 anos. Poesia: A imaginação de um livro;
3° lugar: Júlia Paiva Quintão, de 7 anos .Poesia: O livro pode tudo.

Faixa etária 9 a 11 anos
1° lugar: Luís Otávio Cremonezzi Corrêa, de 9 anos. Poesia: O livro mágico;
2° lugar: Maria Clara Jamarim, de 11 anos. Poesia: Um livro;
3° lugar: Sarah Barato Baltazar, de 10 anos. Poesia: Livro.

Faixa etária 12 a 14 anos
1° lugar: Maria Cecília Siqueira Alves, de 13 anos. Poesia: Uma estante, mil instantes;
2° lugar: Miguel Simões Delboni, de 13 anos. Poesia: Além das leituras;
3° lugar: Luisa Helena Ananias Gomes, de 13 anos. Poesia: Entre folhas e palavras, o universo.