20 Toneladas de Lixo são Recolhidas em Mutirão da Saúde e Serviços Públicos

Por meio da parceria entre as Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, mais um mutirão de limpeza foi realizado esta semana. A ação foi na quinta, 2, na Rua Biagio Varalo, na parte de cima da Mina do Quati. “Em uma cabana na mata, mora um rapaz que é acumulador compulsivo que leva para o local tudo o que vê pela rua. Nossas equipes de campo verificaram a situação, inclusive recebendo reclamações da vizinhança. Conversamos com o rapaz que colaborou com o nosso trabalho. Foram retiradas pelo menos 14 toneladas da mata e mais seis toneladas lá da estrada de acesso ao Cristo, neste trabalho dos agentes de endemias da Vigilância Ambiental e do pessoal da Serviços Públicos”, explicou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora do Combate à Dengue.

Grande quantidade de lixo e entulho foi retirada em mais um mutirão

Ações Constantes

O trabalho de visitas domiciliares continua sendo realizado pelos agentes de endemias, observando cuidados importantes. Neste período de pandemia, os agentes não entram nas residências, vistoriando prioritariamente áreas externas, quintais e mantendo o distanciamento de segurança de outras pessoas. Todos os profissionais levam álcool gel 70% para higienização das mãos. Além disso, residências com moradores na faixa etária a partir dos 60 anos, estão temporariamente com as visitas suspensas, como forma de resguardar esta população que é mais vulnerável ao Covid-19. Atividades de bloqueio de transmissão, além de monitoramento de pontos estratégicos e atendimento de denúncias continuam sendo feitas pela Vigilância Ambiental.

Qualquer situação de acúmulo de água deve ser verificada. Caixas d´água tampadas, calhas limpas e sem acúmulo de água, materiais que possam juntar água no quintal devem ser cobertos com lonas, garrafas viradas com a boca para baixo e piscinas limpas e cobertas, quando não utilizadas. Areia nos vasinhos de plantas e até a vasilha de água do cão ou do gato deve ser constantemente verificada.

Canais contra o Aedes

Denúncias ou casos que mereçam a visita dos agentes de endemias podem ser registrados na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324, atendimento com ligação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental: 3697-5977. Importante lembrar que os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá. As solicitações podem ser realizadas ainda pelo aplicativo e-Ouve, disponível para download nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br. O link pode ser acessado também na página inicial da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br).