3ª Semana de Cultura Popular homenageia “Dona Mercedes”

De 19 a 25 de agosto, será realizada a 3ª Semana de Cultura Popular “Dona Mercedes”. A Secretaria Municipal de Cultura divulgou a extensa programação, que conta com espetáculos de música e teatro, oficinas e exposição. A Semana de Cultura Popular está em consonância com o Sistema Municipal de Cultura e tem como objetivo garantir os direitos culturais de livre criação e expressão e de preservação e valorização de manifestações culturais tradicionais, além de destacar e reconhecer as figuras que se empenharam na sobrevivência da cultura popular no município.

Nesta 3ª edição, o evento presta merecida homenagem à saudosa Mercedes da Silva Brito, popularmente conhecida como “Dona Mercedes”, bandeireira do Terno de Congo de São Benedito, cidadã de elevada importância para a cultura popular local, tendo dedicado quase toda sua vida à congada, com atuação no cenário local e regional.

A programação foi elaborada a partir das propostas selecionadas no edital 03/2018. O processo de seleção levou em conta critérios como inserção na temática de preservação e valorização da cultura popular no município, além de conceito e conteúdo artístico-cultural.

A Semana de Cultura Popular acontece em agosto, em referência ao mês do folclore e das manifestações tradicionais da cultura popular brasileira. Na primeira edição, em 2016, o homenageado foi “Pedro Caiapó”, grande cacique do grupo de caiapós do Bairro São José, falecido em dezembro de 2013. No ano passado, o evento homenageou José Pedro de Oliveira, o popular “Zé Santana”, mestre de companhia de Santos Reis com atuação no cenário local e regional.

De 19 a 25 de agosto, as atrações serão realizadas no Espaço Cultural da Urca, Museu Histórico e Geográfico, Parque José Affonso Junqueira, Mercado Municipal e Restaurante Popular, com entrada gratuita.

Além de moradores e visitantes, o evento também é voltado para o público escolar. As escolas interessadas em participar das atividades deverão realizar o agendamento das turmas pelo telefone (35) 3697-2389.

“A programação foi pensada para valorizar tanto as nossas tradições populares como nossos fazedores de cultura locais. É importante destacar também o valor educacional do evento, que conta com a participação efetiva das escolas do município”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Hudson Vilas Boas.