3º roteiro do projeto “Você é Poços” atende 540 pessoas

voce e pocos cras 04

Atendidos pela Casa de Passagem Irmã Dulce estiveram no Country Club

Na última quarta-feira, 20 de junho, foi a despedida do roteiro “Que clube é esse?”, terceira rota do projeto de educação patrimonial “Você é Poços”, que tinha como cenário o espaço do Country Club. O objetivo é resgatar o local como um ponto estratégico de lazer, atividades físicas e de convivência, fomentando a preservação do patrimônio histórico material e imaterial.

As duas últimas turmas que participaram da visita foram formadas pelo público atendido pela Secretaria Municipal de Promoção Social. No período da manhã, estiveram no Country Club pessoas atendidas na Casa de Passagem Irmã Dulce. Já no período da tarde foi a vez dos grupos de idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O terceiro roteiro “Que clube é esse?” teve início em abril. Ao todo, 540 pessoas foram atendidas, sendo alunos de 15 unidades educacionais, 14 da rede municipal e uma estadual e público da Promoção Social.

“O terceiro roteiro do Você é Poços chega ao final cumprindo seus principais objetivos, que são resgatar a história do Country Club, aproximar os participantes deste patrimônio tão importante da cidade e, consequentemente, valorizá-lo pelo viés da educação”, avalia o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, Mario Augusto Marques.

O roteiro foi mediado pelos servidores Ailton Santana, o Mestre Bucha, da Secretaria Municipal de Turismo, e pelo administrador do Country Club, Darlei Jorge dos Santos. As visitas passavam pelo Casarão, local onde funcionava o Museu Histórico e Geográfico, piscinas, ilha e parque infantil.

“Fiquei muito honrado com o convite. Esse projeto é muito relevante porque traz vida para o Country Club. Com a visita, as crianças puderam conhecer o local e, quem sabe, convidar toda a família para que também utilize o espaço. E o mais importante é que serão visitantes com consciência de preservação”, ressalta Mestre Bucha.

Já o administrador do Country Club, Darlei Jorge dos Santos, que têm 40 anos de serviços prestados ao município, pôde relembrar curiosidades sobre o local, como a visita de ex-presidentes da República, da Seleção Brasileira de Futebol de 1958 e de atletas como a vitoriosa tenista Maria Esther Bueno, falecida recentemente.

O “Você é Poços!” é uma proposta intersecretarial com roteiros mediados de visitação que enfocam, especialmente, a ressignificação histórica de patrimônios arquitetônicos do município e a busca por um sentido de pertencimento. Integram o projeto as secretarias municipais de Educação, Cultura, Planejamento, Esportes, Promoção Social e Turismo. O projeto tem a parceria da Auto Omnibus Circullare, que oferece transporte aos alunos até os locais de visitação.

O quarto roteiro do projeto será realizado no segundo semestre de 2018 e terá como tema “Bendito Roteiro”, abordando a Festa de São Benedito e seus grupos de cultura popular.