40ª Concurso em Prosa e Poesia tem 175 textos inscritos

Comissão avaliadora recebeu o conjunto de textos nesta quarta-feira, 10

A 40ª edição do Concurso de Textos em Prosa e Poesia teve 175 textos inscritos. Os trabalhos de todos os níveis foram entregues à Comissão Avaliadora, na manhã desta quarta-feira (10), na Secretaria Municipal de Educação, organizadora do concurso. Os resultados serão divulgados no dia 19 de novembro e a solenidade de premiação acontecerá no dia 22, no Espaço Cultural da Urca, às 19h30.

Participam da iniciativa estudantes de Ensino Fundamental e Médio – Ensino Regular e EJA – matriculados nas unidades de ensino públicas e particulares de Poços de Caldas, em quatro níveis: Ensino Fundamental I (1º ao 3º ano), Ensino Fundamental II (4º ao 6º ano), Ensino Fundamental II (7º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Nesta edição, 23 escolas participam do concurso, sendo 15 municipais, 7 particulares e uma estadual. No Nível 1, no qual a categoria é poesia, 29 trabalhos concorrem à premiação. No Nível 2, são 34 poemas e 25 prosas. Já no Nível 3, foram inscritos 33 poemas e 25 crônicas e no Nível 4, 13 poemas e 16 minicontos, num total de 175 textos. No ano passado, foram 158 inscritos.

“Neste ano, implantamos algumas mudanças no regulamento do concurso, visando aprimorar a iniciativa e elevar ainda mais a qualidade dos trabalhos apresentados. No nível 3, os textos em prosa precisam contemplar o gênero crônica e no nível 4, o gênero textual miniconto”, destaca o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques.

Ele também celebra a ampliação no número de textos inscritos em 2018. “O Concurso chega à 40ª edição como uma das mais importantes iniciativas de incentivo à formação literária da cidade, especialmente entre os alunos das redes pública e privada de Poços”, ressalta.

Os textos serão avaliados e selecionados por uma comissão formada por profissionais indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, composta pela professora de Língua Portuguesa da rede estadual, Jéssica Juliana Rufino, e pela jornalista e graduada em Letras pela Universidade Federal de Lavras, Carolina Barbosa. O concurso objetiva incentivar a criatividade e o gosto pela produção literária.