Abertas as inscrições para o 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas

Estão abertas, até o dia 11 de setembro, as inscrições gratuitas para o 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas, iniciativa da Prefeitura Municipal, do IF Sul de Minas, da Emater e do Sindicato dos Produtores Rurais.

O concurso tem o objetivo de destacar e incentivar a produção de cafés finos no município e busca fomentar, fortalecer e melhorar a qualidade do produto da região, além de estimular a adoção de boas práticas durante toda a cadeia produtiva e de possibilitar o aumento de renda da cafeicultura familiar.

Podem se inscrever e concorrer todos os cafeicultores da cidade, com lotes de café Arábica produzidos em 2020 e que se enquadrarem em uma das categorias: Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. O concurso é realizado por região (Noroeste, Norte, Nordeste e Leste) e os cafés pré-selecionados passam pela prova sensorial regional, sendo que os melhores grãos seguem para a prova final, que será no dia 26 de setembro.

Entre os prêmios estão presença em um leilão, participação na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, acompanhamento e inscrição no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais e, ainda, a possibilidade de integrar o Festival Café & Cultura.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano, o concurso é extremamente importante por valorizar os produtos e produtores locais e por incentivar o trabalho conjunto e cooperado, promovendo um ambiente propício para a geração de negócios e promoção da cidade.

“Eu tenho a certeza de que Poços de Caldas tem condições de estar no mundo todo através de seus produtos, sendo que os nossos cafés já são exportados para os mais diversos países. Isso só é possível graças à união das pessoas e entidades. Exemplo disso são os cafés Fair Trade produzidos no Córrego Dantas, um trabalho incrível desenvolvido pela Assodantas, e que gera um excelente resultado positivo para a comunidade local. Outro exemplo são os cafés vulcânicos, uma iniciativa maravilhosa que vai beneficiar toda a cidade, com a criação de um selo de reconhecimento dos cafés e que pode ser estendido para outros produtos, como os azeites.”

Segundo Venâncio Martins, da Emater, o “concurso é importante por integrar e desenvolver a cadeia do setor, estimulando o produtor a pensar não só na quantidade, mas sobretudo na qualidade, agregando valor aos cafés especiais da região. Por isso precisamos que os cafeicultores se inscrevam e participem do projeto”.

As inscrições acontecem no escritório local da Emater-MG (rua Pernambuco, 299 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e também através dos técnicos agrícolas da prefeitura. O regulamento completo está disponível em diferentes locais da cidade, como Emater, Sedet e Café Poços.

O 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas tem o apoio da Café Poços, do Sebrae e da Associação Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas.

Serviço:

13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas