Ações do Dezembro Vermelho chegam aos bairros Santa Augusta e Santa Maria

ubs

A unidade fica na Rua Professora Nicolina Bernardes, 230

Dezembro Vermelho, Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, está com ações realizadas em diversos pontos de Poços. Nesta quinta, 7, a equipe de Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Augusta, vai promover uma mobilização na porta da unidade, no período da manhã. Quem passar pelo local, poderá buscar informações, preservativos masculinos e realizar os testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, com resultado em poucos minutos. A unidade fica na Rua Professora Nicolina Bernardes, 230.

Já na sexta, 8, a equipe de saúde estará na Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi, participando da feira de saúde dos alunos. No período da manhã, os profissionais da unidade falarão sobre gravidez na adolescência, IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis e prevenção do uso de drogas e álcool. No período da tarde, eles vão abordar os temas: higiene corporal e mudanças do corpo. “Consideramos estas ações muito importantes, porque atingem um público maior e diferenciado, que muitas vezes não pode ir à unidade, até mesmo pela falta de tempo”, afirmou a enfermeira Joice Araújo Marcal.

“Durante dezembro, nossas unidades estão mobilizadas e realizando diferentes ações para alertar sobre a importância da prevenção”, informou Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica.

Todas as unidades básicas de saúde de Poços fazem de forma permanente, os testes rápidos. Quem preferir também pode procurar diretamente o Programa Municipal DST/AIDS, de segunda a sexta, das 08h às 17h, no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará. O programa desenvolve ações de enfrentamento do HIV/Aids e de outras infecções sexualmente Transmissíveis (ISTs), como Sífilis e Hepatites B e C, além do acompanhamento multidisciplinar e tratamento medicamentoso.