Ações do Programa Saúde na Escola para 2019 são definidas

Representantes da Saúde, da Educação e da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas se reuniram para discutir as ações do projeto para este ano

Na tarde desta terça, 12, representantes do Comitê Gestor do Programa Saúde na Escola se encontraram na Secretaria Municipal de Educação, para discutir as ações do projeto para este ano.

O trabalho realizado em escolas das Redes Estadual e Municipal e nas unidades de Educação Infantil, inclui medidas como: combate as arboviroses; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; direito sexual, reprodutivo e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; prevenção do uso de drogas; promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; incentivo de práticas corporais, de atividade física e lazer nas escolas; prevenção das violências e dos acidentes; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação da situação vacinal, além de cuidados com a saúde auditiva e ocular. “Este encontro é muito importante porque define a continuidade desta parceria. Fazemos reuniões com as famílias para falar sobre o projeto e percebemos o quanto as ações são significativas para as comunidades atendidas”, afirmou Débora Cristina Assenço Foretti, coordenadora da Divisão Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

A equipe da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas levou demandas das escolas estaduais. “Precisamos intensificar a abordagem sobre a problemática do uso de drogas e verificamos recentemente alguns casos de automutilação, especialmente entre os adolescentes. São questões que sabemos que podem ser muito bem trabalhadas pelo PSE”, explicou a analista educacional Jacqueline de Sousa Batista Figueiredo.

O PSE é desenvolvido nas unidades de educação, pelas equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família, do Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e do Serviço de Saúde Bucal. Fazem parte do Comitê Gestor: as secretarias municipais de Saúde, Educação, Esportes e Promoção Social e a Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. “Por meio destas ações, trabalhadas pelas equipes em seus respectivos territórios, a finalidade é fortalecer esta Rede nas suas áreas. Com o início de mais um ano letivo, mais uma etapa do PSE tem início e novas estratégias são traçadas no sentido de buscar o envolvimento de todos”, finalizou Elaine Cristina de Souza, apoiadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.