ADIs participam de curso sobre identidade profissional

As Auxiliares de Desenvolvimento Infantil da Secretaria Municipal de Educação participaram, nesta segunda-feira (13), do curso “Identidade profissional e saúde mental: o enfoque no trabalho de ADIs”,  ministrado pelo psicólogo Cristiano de Jesus Andrade, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A capacitação é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Administração e Gestão de Pessoas. Segundo Andrade, a relevância do curso está na reflexão proposta. Ele alerta que, quando o profissional deixa de pensar em sua prática diária, a tendência é cair no “piloto automático”. “Quando eu passo a me questionar eu passo a me redirecionar: se eu estou sendo o profissional que eu acredito, se estou sendo um mero repetidor de conteúdos ou se estou fazendo ao modo como querem que eu faça e não necessariamente do modo que eu acredito. Ter um momento de reflexão como fizemos, a princípio discutindo as práticas já realizadas visando novas experiências é no sentido de inovar, tirar do lugar de comodismo e colocar frente a possibilidades transformadoras e ressignificativas diante do poder da educação”, destaca o psicólogo.

O curso contou com a presença do coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Teresa, que avaliou positivamente o formato da capacitação e o conteúdo abordado. No período da manhã, aproximadamente 30 profissionais participaram do curso, que acontece no contraturno de trabalho.

“Este é um momento em que os profissionais da Educação podem sair da rotina de trabalho nas unidades e repensar o trabalho que está sendo feito para que sejam feitos ajustes e também para mostrar o que está dando certo”, avalia a assistente social da Secretaria de Administração, Dirléia Martins.

Já para a psicóloga Caroline de Souza, a capacitação permite que as auxiliares de desenvolvimento infantil se aproximem de conteúdos teóricos sobre suas práticas profissionais, além de somar na atuação e provocar reflexões relevantes.