Você está em:

Água consumida em Poços tem qualidade monitorada pela Secretaria de Saúde

Amostras são coletadas semanalmente para análise

Tomar um copo de água em jejum é a rotina do aposentado Luiz Almeida, de 68 anos. E ele afirma que repete esta ação pelo menos outras dez vezes ao longo do dia. “Água é saúde e quanto mais a gente ingere, mais nota a diferença no funcionamento do nosso organismo. Não tem como ficar sem”. A importância da água para a nossa saúde é um fato, amplamente divulgado pelos especialistas e veículos de comunicação, de maneira geral. O que talvez, grande parte da população não saiba é que existe um trabalho constante na Secretaria Municipal de Saúde, para monitorar a qualidade da água consumida em Poços. “Nós fazemos a vigilância da qualidade da água para consumo humano. É um monitoramento de um grau amostral, de pontos distribuídos na cidade. O padrão de potabilidade de água preconizado pelo Ministério da Saúde elenca parâmetros físicos, químicos, biológicos e radiológicos que devem ser obedecidos”, explica Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

O trabalho faz parte do Vigiagua – Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. Estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha o papel de garantir a qualidade e a segurança da água para consumo humano no Brasil, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água. O Vigiágua exerce vigilância e fiscalização sob o trabalho da concessionária responsável pelo fornecimento de água no município, no caso de Poços, o DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto. “Dentre as funções, está a de cobrar da empresa concessionária o fornecimento de laudos periódicos das análises da água de todos os parâmetros estabelecidos. A gente também faz nossas análises como contraprova, lembrando que nosso hall de parâmetros é menor e analisamos em número amostral. O objetivo é fazer este controle da água, desde a estação de tratamento até o ponto de consumo, para garantir que a água continua ao longo deste caminho, obedecendo os parâmetros de padrão de potabilidade”, esclareceu Jorge.

Trabalho Vigiágua

Análises são feitas em laboratório que fica dentro da Secretaria de Saúde

O Vigiágua funciona em Poços há mais de 10 anos, desde 2008. Toda semana a técnica em química, agente de endemias e autoridade sanitária responsável pelo Programa, Wivian Cristina Portes Hadi, vai a diferentes pontos da cidade, fazer a coleta de pelo menos duas amostras de água de cada local pesquisado. “Nós temos uma meta mensal estabelecida pelo Ministério da Saúde de 27 amostras. A escolha dos pontos a serem investigados obedece a vários critérios, como análises regulares que contemplem todo o município ou motivadas por ocorrências como possíveis desastres ambientais, surtos ou intoxicações”, explica a técnica. Após a coleta, o material é levado para o laboratório do Programa, que fica na Secretaria Municipal de Saúde. Entre os itens analisados, a avaliação verifica a presença de coliformes total ou fecal, os níveis de cloro, flúor e a turbidez da água. “Fazemos análises de água de diferentes pontos como escolas, creches, espaços públicos e de 16 fontanários oficiais. Em análises semestrais, fazemos ainda a investigação da presença de agrotóxico. Também monitoramos empresas com poços artesianos, com relatórios periódicos. É um conjunto de medidas que visa trabalhar a prevenção, por meio da vigilância da qualidade da água. Acredito que muitas pessoas não saibam deste serviço, porque eu também não sabia antes de vir trabalhar aqui, então é muito importante que isso seja divulgado”, declarou Wivian.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi reforça a complexidade e amplitude da presença do SUS na vida da população. “O SUS está em todas as partes e o Vigiágua é mais um exemplo disso. Trata-se de um trabalho importantíssimo, feito de forma quase que invisível mas que proporciona resultados muito relevantes e que se refletem na saúde de todos”.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social