Alcoa, Evoluir e Secretaria Municipal de Educação levam a 6ª edição do Festival Mundaréu para Poços de Caldas

Festival Mundaréu será realizado no Parque Ecológico da Zona Sul

Arte e entretenimento se unem a conceitos de sustentabilidade na programação feita para crianças a partir de 4 anos de idade. Ação viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania do Governo Federal ocorre de 09 a 14 de junho, no Parque Ecológico Municipal da Zona Sul.

Brincadeira e conhecimento são termos que combinam. Sob a premissa cada vez mais adotada pelas mais respeitadas instituições educacionais do mundo, Alcoa, Evoluir e Secretaria Municipal de Educação promovem a 6ª edição do Festival Mundaréu, um evento repleto de atrações musicais, poesia, dança, oficinas e brincadeiras, com todas as atividades andando lado a lado à construção de ambientes e relações saudáveis e sustentáveis nos níveis individual, coletivo e ambiental. Atividades serão realizadas entre 09 e 14 de junho no Parque Ecológico Municipal da Zona Sul, em Poços de Caldas.

O dia de abertura do Festival Mundaréu (9/6) será totalmente aberto ao público e consistirá em atividades que irão desde o teatro da Cia. Conscius Dementia até produção de grafite ao vivo, com Diego Dais. Ainda no decorrer do dia o público poderá participar de oficinas que atrelam a educação a atividades lúdicas, sendo esta uma das marcas registradas do festival – a elevação do ‘brincar’ enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades emocionais, manuais e de socialização.

As demais datas do evento contarão com visitas agendadas de escolas públicas e particulares e organizações sociais que participarão de diversas atividades supervisionadas por monitores locais. Vinte e cinco instituições públicas, entre elas escolas municipais e unidades do Programa Municipal da Juventude, serão atendidas em 5 dias de atividades e cerca de 900 crianças serão beneficiadas diretamente com as visitas programadas.

Atividades são gratuitas e abertas ao público

A lista de artistas participantes do evento inclui Cia. Conscious Dementia, Palhaço Genaldo Pessoa da Silva, Cia. Balafuda, Pé de Arte, Cia. Nós de Teatro, Julia Montezano, Évila dos Anjos, POP Kids, Diego Dais, Dani Alvisi, Cia. Othello, Circademia Vertical, Cia. Circônicos, Mário Castro Jr. (Zulu Marujo), Valber Rodrigues e Marcos Bombardelli.

O festival foi criado pela Evoluir, empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais, e será patrocinado em Poços de Caldas pela Alcoa, empresa sediada desde 1965 no município, que apoia iniciativas ligadas à educação e sustentabilidade.

“A Alcoa valoriza a promoção da cultura nas localidades onde opera e projetos como este engajam a comunidade em temas importantes, como a sustentabilidade”, destaca a gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi.

Esta é a sexta edição do projeto, que atua em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em 2012, com enfoque em temas como consumo sustentável, saúde e bem-estar e equidade de gêneros. O festival já passou por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Três Rios (RJ), Jacareí (SP) e São Paulo (SP) nos últimos anos. Em 2019, o evento ainda será realizado em São Luís (MA), no segundo semestre.

Data: 09 a 14 de junho de 2019
Horário: domingo (09/06), das 09h30 às 17h. Demais datas: das 8h às 17h.
Local: Parque Ecológico Municipal da Zona Sul
Entrada gratuita e livre para todas as idades.

Escolas municipais e unidades do Programa Municipal da Juventude com visitas agendadas ao Festival Mundaréu:
E.M. Alvino Hosken de Oliveira

10h às 10h45 – A Lendária Saga do Vale das Cores / Cia. Conscius Dementia
11h às 11h45 – A Arte de Reciclar Contando Histórias / Évila dos Anjos
13h às 13h45 – A Transformação do Palhaço Chupeta / Genaldo Pessoa da Silva
13h45 às 15h15 – Contação de história e Confecção de Boneca Abayomi / Cia. Othello
15h às 16h30 – Oficina Circolação / Cinzia Alvarez

10/06 (segunda-feira)
08h às 08h45 – Mudas Falantes / Pé de Arte
09h às 10h30 – Oficina Malabares no Ar / Cia. Circônicos
09h às 10h30 – Confecção de Boneca Abayomi / Cia. Othello
14h às 14h45 – Os Encantos da Floresta / Cia. Nós de Teatro