Alunos da E.M. Lúcia Sacomann participam do projeto “Visitas Didáticas”

Teve início, na última sexta-feira (9), o projeto “Visitas Didáticas: venha conhecer o IFSULDEMINAS”, desenvolvido pelo campus de Poços de Caldas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A primeira escola participante foi a E.M. Dona Lúcia Sacomann Junqueira, da Fazenda Aparecida.

Alunos de 8o e 9o anos puderam conhecer as instalações do IFSULDEMINAS como os laboratórios, por exemplo, além dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da instituição. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão do Campus Poços de Caldas, sob a responsabilidade da Coordenação de Cultura.

Na Biblioteca, os estudantes visitaram a exposição Expoarte, onde também participaram de uma oficina de música. Eles conheceram os laboratórios de Artes, Edificações, Eletrotécnica, Química e Informática, além do ginásio e anfiteatro e realizaram experimentos de química e biologia.

“É uma proposta para que as escolas municipais e, futuramente, as estaduais possam conhecer o instituto e vislumbrar o IF como possibilidade para o futuro. Para além disso, é um momento para inspirar o aluno para que busque a ciência, a arte e busque continuar seus estudos, independentemente de ser aqui”, destaca a coordenadora de Cultura, Lilian Fernandes. Ela avalia que a primeira visita foi bastante positiva.

A aluna Maria Eugênia, do 8o ano, concorda. “Foi bem interessante. A gente aprendeu um pouco sobre os insetos, fez alguns experimentos químicos. Foi bem legal”, diz. “Está sendo muito bom. Estou conhecendo coisas novas”, pontua o estudante Renan Lino, do 9o ano.

Os alunos estiveram acompanhados do professor de História, Diego Andrade. “Uma visita como essa é importante no aspecto de que os estudantes percebam como pode ser rico o Ensino Médio Integrado que o Instituto Federal oferece, como eles podem ter muitas oportunidades aqui dentro, com professores qualificados e acesso a inúmeros laboratórios”, ressalta.

O cronograma de visitas segue até outubro, contemplando todas as unidades rurais da rede municipal: Raphael Sanches (Fazenda Boa Vista), no dia 23/08; José Avelino de Melo (Fazenda Lambari) e Professora Carmélia de Castro (Fazenda Souza Lima).

O projeto “Visitas Didáticas: venha conhecer o IFSULDEMINAS” visa oportunizar a estudantes da comunidade externa um primeiro contato com a instituição, estreitando relacionamentos e criando elos com a escola. A proposta pretende utilizar o tripé Arte, Cultura e Tecnologia como ferramenta para estimular o interesse dos participantes, mostrando o potencial da instituição como promotora de uma educação tecnológica que é, ao mesmo tempo, humanizada e cidadã.