Alunos da rede municipal visitam exposição “Antonio Candido em Poços de Caldas” no IMS

Encontro com professores foi realizado no dia 10

Um mineiro nascido no Rio de Janeiro. Assim o professor de literatura da Universidade de São Paulo, crítico literário e sociólogo Antonio Candido se autodefinia. A vida de um dos principais intelectuais do país, falecido em 2017, é tema de uma exposição do Instituto Moreira Salles que, não por acaso, recebeu o título de “Antônio Candido em Poços de Caldas”, pela profunda ligação do escritor com a cidade. Não também por acaso, os professores de Língua Portuguesa da rede municipal foram os escolhidos para participar da nova temporada de visitas ao IMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O já tradicional “Encontro com Professores” foi realizado no dia 10 de setembro. A formação é preparatória para a série de visitas com os alunos, que terá início em 17 de setembro. “Neste encontro, os professores puderam conhecer melhor os programas que são desenvolvidos pela área de educação do IMS Poços, além da exposição Antonio Candido em Poços de Caldas, que será trabalhada neste semestre. A proposta é possibilitar que os professores possam se aproximar dos temas da exposição, entrando em contato com as estratégias de abordagens planejadas pela equipe de educação do IMS Poços, compartilhando ideias, para que assim, possam contribuir na preparação para as visitas e com os possíveis desdobramentos com os alunos na escola”, explica a responsável pela área de Educação do IMS, Isabela Brasileiro.

Já coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar da SME, Mario Augusto Marques, que também atua como professor de Língua Portuguesa, destaca a representatividade e força simbólica da exposição. “Sem dúvida, os professores terão muitos caminhos na abordagem sobre o tema com os alunos”, afirma.

Nesta edição da parceria, cinco unidades da rede municipal foram contempladas. A partir do dia 17/09, os alunos dos 8º anos das escolas José Raphael dos Santos Netto, José Mamud Assan, Vitalina Rossi, Wilson Hedy Molinari e Profa. Nicolina Bernardo visitarão a exposição “Antônio Candido em Poços de Caldas”. Os estudantes da E.M. José Raphael dos Santos Netto serão os primeiros a visitar a exposição no IMS, no dia 17, das 8h às 10h.

Antonio Candido
Professor de literatura da Universidade de São Paulo, crítico literário e sociólogo, Antonio Candido nasceu no Rio de Janeiro, em 1918, e faleceu em 2017. Sua ligação com a cidade de Poços de Caldas é anterior a seu nascimento. Remonta ao final do século XIX, quando seu avô José de Carvalho Tolentino, médico carioca, instalou-se na cidade para dirigir a empresa que a transformou em estância termal. Em consequência disso, a mãe de Antonio Candido, Clarisse de Carvalho Tolentino, nasceu em Poços de Caldas.

Exposição está em cartaz no IMS Poços de Caldas (Rua Teresópolis, 90)

A exposição Antonio Candido em Poços de Caldas apresenta parte do acervo pessoal do professor, recentemente doado pela família ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). As fotografias revelam um pouco de sua relação com a cidade – onde viveu de 1930 a 1936, por conta das atividades profissionais do pai, e onde manteve a casa da família, até 1989, e uma profunda ligação afetiva por toda a vida – em três momentos: a infância, a juventude e a vida madura. Completam a exposição documentos de antepassados e de amigos – ofícios do serviço de águas termais, cartas e postais – além de algumas primeiras edições de seus livros, como Parceiros do Rio Bonito e Formação da Literatura Brasileira.

Pequena mostra do que é possível encontrar no acervo doado ao IEB-USP – ainda em fase de tratamento e que será aberto à consulta pública em breve –, essa exposição resulta da colaboração entre instituições públicas e privadas com foco na extroversão de arquivos públicos e na valorização de uma cultura comprometida com a preservação da memória de nosso país.