Você está em:

Aproximadamente 900 profissionais participam do Seminário de Convivência Ética nas escolas

Aproximadamente 900 profissionais da educação participam do Seminário de Convivência Ética nas escolas, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no Espaço Cultural da Urca. Durante toda a quinta-feira (12), os educadores acompanharam mesas redondas e palestras sobre o tema. Poços de Caldas é a primeira cidade do país a implantar o Plano de Convivência Ética nas unidades educacionais da rede municipal.

Nos dias 11 e 12 de setembro, alguns dos maiores especialistas na área de convivência ética nas escolas do país compuseram a programação do evento. A iniciativa contou com a presença de pesquisadores e professores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e também da Fundação Carlos Chagas (FCC).

A palestra de abertura foi realizada na noite de quarta-feira (11) e teve como tema “A Convivência Ética nas escolas”, com a Dra. Telma Pileggi Vinha. Telma Vinha é pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional da instituição. “As escolas enfrentam alguns dilemas. Primeiro os problemas de convivência cada vez maiores, como violência, indisciplina, incivilidade e, por outro lado, um desejo de desenvolver valores morais democráticos como respeito e justiça. A proposta é justamente discutir com os professores que tipo de procedimentos e ações podem dar conta das duas coisas: dos problemas de convivência, mas usando esses conflitos para desenvolver valores, autorregulação moral e autonomia”, destaca a pesquisadora, que apresentou aos presentes diversas iniciativas na área desenvolvidas em outros países.

A primeira mesa redonda, no início da manhã desta quinta-feira (12), teve como tema “Clima escolar e as regras na escola”, com Dr. Adriano Moro, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, e Profª. Esp. Soraia Souza Campos. “Desde quando começamos a discutir o conceito de clima escolar sempre estivemos ancorados na qualidade da educação, que nós entendemos como um ambiente privilegiado que desenvolve padrões de relacionamentos interpessoais, no qual vivenciamos e refletimos sobre valores morais, sociomorais e emocionais, construímos vínculos, aprendemos a cooperar, a partilhar e conviver com o outro e que não se restringe à transmissão de conhecimentos formais, mas o despertar dos alunos pelo interesse e desejo pelo conhecimento, pela descoberta de novos saberes”, instigou o professor Adriano Moro, doutor em Educação pela UNICAMP, com Doutorado Sanduíche pela Harvard University.

“Comunicação construtiva e os espaços dialógicos nas escolas”, foi o tema da mesa redonda com as professoras Adriana de Melo Ramos e Danila Di Pietro Zambianco. A terceira mesa redonda teve como temática “Transformações na sociedade e as relações nas redes sociais”, com a Profª. Dra. Adriana Regina Braga e Profª. Ms. Thaís Cristina Leite Bozza.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social