Artesãos de Poços foram cadastrados

Artesãos tiveram que comprovar sua técnica no momento do cadastro

Artesãos de Poços e da região participaram, na última quinta, 09, de um cadastramento, promovido pelo governo do Estado de MG, para obtenção da carteira de artesão. A ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e ocorreu no Espaço Cultural da Urca, durante todo o dia. A carteira tem como objetivo identificar o artesão brasileiro possibilitando a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, capacitação e qualificação, entre outros.

Durante o processo do cadastramento, o artesão teve que comprovar, realizando uma peça na técnica que gostaria de ser classificado em sua carteira. Duas servidoras da Secretaria de Estado da Cultura realizaram o processo de verificação das técnicas e o cadastramento de quarenta artesãos que se dirigiram à Urca. Todo o processo segue a portaria do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal, publicada em junho deste ano.

Com a carteira do artesão, a pessoa tem acesso a diversos benefícios, como incentivos fiscais (benefício dado somente em alguns estados); isenção do ICMS na comercialização dos produtos; facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais); acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA); possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.

Em Poços, o artesanato está representado em uma das Câmaras Setoriais do Conselho Municipal de Política Cultural. Possui também uma associação, a ANFA (Associação Nóis Fazendo Arte), que organiza diversas feiras no Espaço Cultural da Urca.