Assim ficará a praça do bairro Vila Nova após a restauração

Projeto arquitetônico da praça do Vila Nova, dentro do programa “Nosso Bairro está de Volta”

Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura divulgou o projeto arquitetônico, que contempla todas as modificações que serão realizadas na Praça do Idoso e no parquinho infantil, da comunidade do Vila Nova, na zona leste. Ao todo, são cinco desenhos, com vistas aéreas e dos demais ângulos, que mostram a proposta de revitalização daquela antiga área de lazer, que integra a segunda fase do programa “Nosso Bairro está de Volta”.

As obras iniciaram na semana passada e, em breve, o tradicional espaço público, próximo à rua Mário de Paiva, estará com o paisagismo totalmente reformulado. No local, o gramado e as espécies vegetais serão substituídas e novas rampas de acesso criadas. Também, a iluminação será trocada e brinquedos, bancos e banheiros serão reformados. A previsão é que as obras estarão concluídas no início das férias de julho.

A Praça do Idoso, ganhará nova área de convivência com pergolado. O local ao lado, para jogos de mesa, ficará maior e o ponto de ônibus, em frente, será melhor localizado. O parquinho infantil e a academia ao ar livre, terão os espaços reprogramados e serão protegidos por tela no entorno.

O parquinho do Vila Nova, o segundo mais antigo de Poços, terá todos os equipamentos reformados, da mesma forma como aconteceu com os do Parquinho Darcy Vargas, na área central, o primeiro inaugurado na cidade, na década de 1950, que foi restaurado e entregue à população no final de maio.

O secretário Municipal de Serviços Públicos, Thiago Biagioni, informa que o projeto paisagístico prevê a utilização de espécies adequadas, em acordo com o que sugere o Plano Diretor de Arborização do município. Segundo ele, as plantas e flores são todas do Viveiro Municipal, um programa de mais de ano que tem total apoio do prefeito, Sérgio Azevedo. “As mudas, têm sido utilizadas para a revitalização e criação de novos canteiros e jardins em todos os bairros da cidade”, explicou.

Outras intervenções, previstas no projeto para o local, contarão com a participação do DME Distribuição, Dmae – Departamento Municipal de Água e Esgoto, Demutran – Departamento Municipal de Trânsito, e de outras secretarias municipais. Dentre os serviços estão a restauração do bebedouro, troca total da iluminação e a pintura da sinalização de trânsito.