Atenção Básica e Programa Especializado atendem pacientes com Hanseníase em Poços

Programa Municipal de Hanseníase tem atendimento na Policlínica Central

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas, acastanhadas, em qualquer parte do corpo e com diminuição ou ausência de sensibilidade, especialmente ao calor e ao toque; perda de pelos e alteração da sudorese na região das manchas; dormência em membros superiores e inferiores, além de nódulos que aparecem e desaparecem com frequência. Se você tem pelo menos algum destes sintomas, deve procurar atendimento o mais rápido possível, já que estes podem ser sinais de Hanseníase, doença crônica que atinge pele e nervos. “Nossa incidência sempre foi baixa em Poços de Caldas, com uma média histórica de quatro novos casos por ano. No entanto, em 2019, registramos apenas um novo caso. Temos poucos casos mas em muitas situações já recebemos estes pacientes no estágio avançado da doença, o que aumenta muito as sequelas, que podem trazer incapacidade física”, alertou a enfermeira Cristina Filomena Lazzari Gomes, referência técnica do Programa Municipal de Hanseníase.

Transmissão e Tratamento

Transmitida por meio de gotículas que saem do nariz ou por meio da saliva, a hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen e tem cura. Assim que o tratamento medicamentoso tem início, é interrompida a transmissão infectocontagiosa. A hanseníase tem diagnóstico comprovado por meio de exames clínicos e laboratoriais, por isso é fundamental não ignorar os sintomas que podem indicar a doença. O paciente com hanseníase fica um ano em tratamento. Quanto mais tardio for o diagnóstico, maior será o tempo de observação e acompanhamento, podendo chegar a até dez anos. “Se ele tem uma forma mais avançada da doença, ele continua tendo reações em função das sequelas restantes no organismo, por isso a necessidade de acompanhamento. Neste mês também estamos fazendo este contato com pacientes que se enquadram neste perfil e que deixaram de comparecer, para que retornem ao Programa, para a realização de novos exames”, esclareceu Filomena. Além disso, um diagnóstico que demora para ser feito indica que pelo menos outras dez pessoas foram contaminadas e que também precisam ser investigadas e tratadas.

Janeiro Roxo

Por ano, são registrados no Brasil, cerca de 30 mil novos pacientes. Crianças e adolescentes representam 6% das estatísticas anuais. O último domingo de janeiro, que este ano será dia 26, é o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Considerada a doença mais antiga da humanidade, a hanseníase também conhecida como lepra, foi estigmatizante e retirou milhares de pessoas do convívio social. Durante o Janeiro Roxo, a Hanseníase é tema de rodas de conversa e outras ações, também nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde. Na Regional Leste, a equipe de agentes comunitários de saúde da Chácara Alvorada foi preparada para fazer a abordagem dos pacientes nas visitas domiciliares. Dois casos já foram identificados e encaminhados ao Programa Especializado. “Por meio deste trabalho de educação continuada, foi possível reforçar a ação durante o mês e manter a atenção durante todo o ano”, comentou a enfermeira Ludiana Castilho de Gouvêa, responsável pela iniciativa.

Enfermeira Ludiana com agentes comunitários de saúde: equipe da Chácara Alvorada preparada para orientar sobre a hanseníase, nas visitas domiciliares

Programa Municipal de Hanseníase

A equipe é composta por enfermeira, dermatologista, nutricionista, laboratorista e técnica de enfermagem. Em caso de dúvidas ou de qualquer sintoma, é fundamental procurar atendimento médico na unidade básica de saúde mais próxima da sua casa ou no Programa Municipal de Hanseníase, com atendimento na sala 26 da Policlínica, das 12h30 às 16h30, de segunda a sexta. Em 2019, um novo caso foi identificado e tratado pelo SUS no município. Outros 15 pacientes permanecem em acompanhamento. “É muito importante e sempre muito produtiva, esta integração dos nossos serviços de Atenção Básica e Especializados. A Atenção Básica é uma das principais portas de entrada do SUS, onde há geração de vínculo e de contato mais próximo com a comunidade atendida, portanto esta é a melhor ponte que pode haver e os resultados sempre nos mostram isso”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.