Ativista negra poços-caldense é premiada pelo Ministério da Cultura

A ativista negra poços-caldense Lucia Vera foi contemplada através do Ministério da Cultura com o Prêmio de Culturas Populares – Edição Selma Coco na categoria de mestra da cultura popular. Foram agraciados 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 192 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 77 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 11 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam), totalizando 500 prêmios. Lucia Vera ficou em 10º lugar entre 43 mestres e mestras premiados da região Sudeste, com a pontuação de 99,5 em 100. A elaboração e acompanhamento do projeto foram feitos pela Pomar Cultural, em parceria com as produtoras culturais Valéria Freitas e Larissa Freitas.

As ações desenvolvidas pela mestra Lúcia Vera enfatizam o papel da cultura negra na sociedade civil, em específico na cidade de Poços de Caldas. Seu trabalho consiste no resgate e conscientização da população sobre a importância das vivências afro-brasileiras através das atividades que incluem oficinas de confecção de bonecas Abayomi, oficinas de produção de turbantes e contações de histórias sobre a cultura negra. Para além, as oficinas de contação de histórias estão articuladas com esquetes sociais que contemplam as temáticas abordadas na literatura e na oralidade e todas as oficinas (confecção das bonecas, amarração de turbante e contação de história) e propõe após a prática uma roda de conversa mediada pelos profissionais atuantes. As atividades são sempre gratuitas e em espaços públicos do município.

foto: Natália Pinheiro

Sobre a mestra
Lúcia Vera atua há mais de 20 anos no Centro de Cultura Afro Brasileira Chico Rei, entidade da sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como objetivo a preservação dos valores culturais, educacionais, sociais e políticos da memória histórica e artística decorrentes da influência da população de origem africanas que cooperaram na formação da sociedade brasileira. Além disso, estuda, permanentemente os aspectos de interação da cultura de matizes africanas com pertinência a sua própria atuação no desenvolvimento do país, e os reflexos consequentes de seu relacionamento com as outras etnias que contribuíram para a construção da nação, propugnando pelo estímulo e incentivo a maior participação social, política, cultural, artística e educacional da população afrodescendente. Também incentiva incentiva o esporte, a preservação do meio ambiente e recursos hídricos, visando um maior índice de aproveitamento em todas as atividades e o congraçamento social, sem qualquer discriminação de raça (cor da pele), etnia, gênero, credo ou religião.

Sobre o Prêmio de Culturas Populares
É um concurso promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura que premia 500 (quinhentas) inscrições de mestres, grupos sem constituição jurídica e instituições privadas, com o objetivo de reconhecer a atuação e a contribuição do trabalho dos praticantes das Culturas Populares. O objetivo da iniciativa é fortalecer as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem.

As iniciativas foram analisadas por uma Comissão de Seleção que avaliou critérios como contribuição sociocultural que o projeto proporciona às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros. Neste ano, a premiação homenageia a cantora pernambucana Selma do Coco (1929-2015). Nascida na cidade de Vitória de Santo Antão, Selma deixou como principal legado a sua contribuição para a consolidação do coco, ritmo típico do Nordeste brasileiro, como referência nacional. A artista gravou três álbuns e participou de festivais internacionais nos Estados Unidos e na Europa, além de ter ganhado o antigo Prêmio Sharp, hoje Prêmio da Música Brasileira.

texto e foto: Pomar Cultural Produtora