Aula inaugural do PAPIN é realizada na UEMG

Teve início nesta terça-feira (16) a terceira turma do Programa de Apoio aos Professores Iniciantes da Rede Pública de Ensino de Poços de Caldas e região – PAPIN -, oferecido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Autarquia Municipal de Ensino (AME), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e 31ª Superintendência Regional de Ensino.

Foram ofertadas 50 vagas para professores iniciantes da rede pública de Poços de Caldas e região. O programa é gratuito e visa oferecer apoio pedagógico e profissional aos professores iniciantes admitidos a partir de 01/01/2016.

Esta é a terceira oferta do PAPIN. “A avaliação é muito positiva, não só pelos professores iniciantes participantes e pelos discentes da universidade, como também pelos pares da academia. O PAPIN já foi apresentado em três congressos nacionais e o relato do programa será publicado agora no capítulo de um livro de uma universidade do Paraná. O PAPIN é um dos cinco programas de iniciação profissional no Brasil e a expectativa é que o programa continue a ser desenvolvido”, destaca a professora da UEMG, Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves, que foi professora da Educação Básica durante 16 anos.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Referência do Professor (Cerpro). “A Secretaria de Educação realiza parcerias com diversas instituições para oferecer cursos de extensão para os profissionais da rede municipal. A proposta é a formação continuada dos professores que estão nos primeiros anos da carreira docente, que têm até três anos de experiência em sala de aula”, explica a educadora do Cerpro, Carla Felix.

Já a supervisora da Autarquia Municipal de Ensino, Silvana Jacinto, que é professora da rede municipal há 25 anos, destaca que o curso é completo, intenso e muito diverso, abordando temas contemporâneos que farão diferença na prática docente. “Esta é uma parceria voltada para a melhoria da qualidade da educação, capacitando o professor. É preciso estar sempre refletindo e dialogando sobre educação e a ideia é que o professor iniciante já comece com esse trabalho de reflexão, voltado para a qualidade de ensino dos alunos de Poços de Caldas”, avalia.

O curso prossegue até 29 de junho, com encontros semanais, das 8h às 11h30, na sede da UEMG em Poços (Av. Padre Francis Cletus Cox, 300 – Bairro Country Club), com carga horária de 65 horas.