Cadastro para castração animal é retomado na secretaria de Saúde

Para o atendimento é importante levar RG, CPF e comprovante de residência

A manhã desta segunda-feira 7, voltou a ser movimentada na Secretaria Municipal de Saúde, mais especificamente no setor de cadastro do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos, nas esquinas das ruas Rio Grande do Sul com Pará. O atendimento foi retomado depois de duas semanas interrompido, por conta dos recessos de final de ano que também pararam as duas clínicas credenciadas para a realização das cirurgias. O aposentado Hélio Aparecido Sabino, 70, veio garantir a cirurgia da gatinha Kely de um ano e um mês. “Meu sobrinho ficou sabendo pela internet e me falou. É muito bom ter essa cirurgia de graça, porque isso diminui esses animais soltos na rua”. O marceneiro César Augusto da Cunha, 51, veio cadastrar os dois felinos da família: Yuki e Cléo. “A minha sobrinha fez o cadastro da gatinha dela e me falou para vir também. É uma iniciativa muito boa, muito importante, porque ajuda quem tem criação e gosta de cuidar, como a gente”.

As 150 senhas semanais foram distribuídas e o cadastro volta a ser feito na próxima segunda, 14, a partir de 8 da manhã ou até a entrega de 150 senhas, cota semanal.

Para o atendimento é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. No ato do cadastro também é preciso informar dados do animal, como: nome, raça, sexo, cor da pelagem e idade. O responsável pelo animal já sai da secretaria de Saúde com a guia de autorização de cirurgia e a partir daí deve entrar em contato com a clínica escolhida para agendamento. Após o cadastro, os estabelecimentos têm o prazo de até três meses para a realização do procedimento. Além da cirurgia de castração, o atendimento inclui a colocação de um microchip de identificação com dados do animal que facilitam a localização, especialmente se ele for encontrado na rua, pela equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo 3697-5977. “É um compromisso nosso manter esta iniciativa como permanente, de forma a oferecer as cirurgias de castração com conforto e segurança, em clínicas credenciadas e equipadas para o trabalho”, disse o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos faz parte do Projeto Melhor Amigo, lançado em dezembro de 2017. Desde então, já foram mais de 3.700 animais inscritos e pelo menos 3.037 atendidos com a cirurgia e a colocação do microchip de identificação.