Cadastro para castração de cães e gatos volta a ser feito na última semana de maio

CIRURGIA CASTRAÇÃO

Em quatro meses, programa já realizou 1884 cirurgias

Desde dezembro do ano passado até esta semana, 2533 animais, entre cães e gatos, foram inscritos no Programa Municipal de Castração que faz parte do Projeto Melhor Amigo. E até o momento, 1884 cirurgias foram realizadas nas três clínicas credenciadas para os procedimentos.

O Programa inclui além da cirurgia, a colocação de um microchip de identificação, com dados, como nome e endereço e que serão úteis para localização dos donos, caso o animal seja resgatado pelas equipes do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses. Os microchips são comprados por meio de processo licitatório, da empresa AnimallTag de São Carlos, SP. Em função de um atraso na entrega de nova remessa do produto, necessária para a continuidade do trabalho, o cadastramento não será realizado na próxima semana.

“Nós fizemos a solicitação há duas semanas mas a entrega ficou pendente, então faremos este adiamento das atividades da próxima semana”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

A grande procura pelas cirurgias de castração surpreendeu o setor responsável pelo atendimento, especialmente no que diz respeito a quantidade de gatos cadastrados para o procedimento.

“Dados de estimativas do Ministério da Saúde com relação ao percentual da população felina em relação a população canina e o registro geográfico da estimativa do número de animais em Poços, colocava entre 30% a 35% o número de felinos e o restante de caninos, mas no nosso cadastro, este número de felinos superou os 40%. Como nossa estimativa foi menor, até porque há diferença nos valores dos dois tipos de cirurgia, nossa cota de felinos já foi batida com 1050 cadastros. Com a chegada dos microchips, o cadastramento continua para os cães e nos próximos meses, retomamos o cadastro de felinos também”, esclareceu o coordenador da Vigilância Ambiental.

Das 1884 cirurgias realizadas, 1122 foram de cães e 762 de gatos. O secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva reforça que o Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos terá continuidade de forma a se tornar uma ação permanente. “A meta era de 2.400 cirurgias inicialmente. Atingimos este número de cadastros, realizamos um termo aditivo com mais 600 cirurgias e já estamos providenciando um novo credenciamento de clínicas interessadas em participar desta ação”.

Importante lembrar que o atendimento segue normalmente para os animais já cadastrados, com a continuidade da realização das cirurgias pelas clínicas. O cadastro para castração foi aberto no dia 4 de dezembro, após o lançamento do Programa Melhor Amigo, que inclui uma série de ações, como inauguração do Espaço Animal, no Parque Municipal, com Feira Permanente de Adoção aos domingos; adaptação do antigo Castra Móvel para veículo de transporte de animais do abrigo para a feira e que futuramente será utilizado também para transporte de animais da zona rural para a castração; além das obras de ampliação e de melhorias no Abrigo de Animais já em andamento, além de outras medidas, elaboradas pela Secretaria de Saúde, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos.