Você está em:

Cadastros para Castração Animal são temporariamente suspensos pela falta do microchip

9.350 cadastros e 7.925 cirurgias: estes são os números do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos, implantado no final de 2017 e em funcionamento na Vigilância Ambiental, setor da Secretaria Municipal de Saúde. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 1.555 cadastros e 1.216 cirurgias realizadas. Durante os dois primeiros meses da pandemia, os cadastros foram paralisados e o número de cirurgias reduzidas, dentro das medidas preventivas contra a Covid-19. Desde o dia 18 de maio, no entanto, o atendimento havia sido retomado em 30% da capacidade total, como forma de evitar as aglomerações, mantendo o serviço ativo.

Microchips importados da China estão em falta no mercado

Pelo Programa, cães e gatos são atendidos nas clínicas particulares credenciadas para a finalidade. Todos os animais recebem também, o microchip de identificação. É este microchip que permite à equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, localizar o domicílio e o responsável por este bichinho, caso ele se perca. E é exatamente a falta deste microchip que vai gerar uma paralisação temporária dos cadastros. A empresa Evolução Pet Comércio de Produtos para Banho/Tosa e Veterinária EIRELI, escolhida por meio da modalidade de registro de preço, pediu no final de junho, a prorrogação no prazo de entrega por mais 20 dias, alegando ser um material importado da China e justificando dificuldades neste processo. “Nós mantivemos os cadastros, com o estoque de microchip que havia na Secretaria. Além disso, buscamos os chips que estavam nas clínicas, em fichas de desistentes, para poder manter os cadastros. No entanto, no momento não temos mais quantitativo para mais uma semana de cadastros e por isso estamos suspendendo o trabalho temporariamente, até que a Secretaria receba mais microchips para a continuidade do trabalho”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

Cirurgias

Os atendimentos continuam normalmente, para os animais já cadastrados. Então, quem já cadastrou o animalzinho no Programa, deve verificar com a clínica escolhida para a cirurgia, o agendamento para a realização. São quatro estabelecimentos: Animal Zoo no Country Club; Pet House na Vila Nova; Dr. Darcy no Caio Junqueira e a AAPA – Associação dos Amigos e Protetores dos Animais, no Conjunto Habitacional.

Projeto Melhor Amigo

Além do Programa Municipal de Castração, o Projeto Melhor Amigo contempla outras medidas de atenção à causa animal, como: inauguração do Espaço Animal no Parque Municipal Antônio Molinari, Feira Permanente de Adoção, atividades educativas sobre posse responsável nas creches e escolas do município, obras de melhoria na estrutura física do Abrigo de Animais e reforma completa do CCZ, Centro de Controle de Zoonoses. “Este é um Programa permanente que trouxe uma série de ações voltadas para a causa animal. A população acolheu todas as iniciativas e o Programa de Castração é um sucesso, tendo sempre grande procura. Nossa equipe segue constantemente trabalhando, para que em breve, os cadastros possam voltar a ocorrer, com toda a segurança que o momento pede”, finalizou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social