Campanha Antirrábica vacina mais de 15 mil animais

Na área central, a campanha será realizada no próximo sábado, 29

No último final de semana foi realizada mais uma etapa da 31ª Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana. O aposentado Carlos Monteiro, 51, levou a cadelinha Cristal até a unidade básica de saúde Esperança, para tomar a vacina. “Todo ano eu trago ela, é muito importante”.

Na UBS São Bento, a dona de casa Maíza da Silva Sechinato, 58, foi junto com a netinha Vitória, 5, levar a cadelinha Sophia. “Ela tem quatro meses, então é a primeira vez, mas deu tudo certo”. Já na UBS Kennedy II, sobrou para o pedreiro José Albino, 63, a missão de levar o cão Spot para a imunização. “Minha neta é quem sempre traz mas este ano ela está estudando fora, então eu vim”. Na UBS Regional Sul, a dona de casa Roberta Aparecida Latorre, 41, fez três viagens para levar a gata Neguinha e os cães Chuck e Flexa. “É importante para a prevenção deles, a gente não pode faltar”.

Foram nove pontos de atendimento no sábado, 22, na zona Sul, que vacinaram 4.619 animais, sendo 4.120 cães e 499 gatos. No domingo, foram 11 pontos de vacinação na zona Oeste, que imunizaram ao todo, 2.508 animais. Na zona Rural, desde o dia 10, a equipe da Vigilância Ambiental está percorrendo as propriedades. Na região, já foram vacinados 1872 cães e 458 gatos, totalizando 2.330 animais. Incluindo o primeiro final de semana de vacinação na zona Leste e mais os atendimentos nos pontos fixos, já foram imunizados 15.362 animais contra a raiva, este ano.

Na área central, a campanha será realizada no próximo sábado, 29.

Na área urbana, 40 alunos, estudantes de Medicina Veterinária da PUC Minas são os vacinadores da Campanha. Eles são acompanhados por professores da instituição. “É uma ação extensionista que promove a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a população.Para a formação dos alunos é essencial, traz crescimento social e profissional. E, além de tudo isso, é a oportunidade de ver a complexidade que é montar uma campanha deste porte, entender também como funcionam os serviços da Prefeitura. A cada ano temos os alunos que ainda não participaram juntamente com alunos que já têm experiência nestas campanhas, para suporte da equipe”, contou Andréa Rentz Ribeiro, professora do curso de Medicina Veterinária.

“É um aprendizado muito grande este trabalho de aprender a conter o animal, aplicar a vacina e ao mesmo tempo, o contato com o público”, disse Felipe Maciel da Cruz, estudante do 9º período que participa da campanha de Poços pela terceira vez.

Além da equipe da Universidade, por dia, 40 profissionais da secretaria de Saúde: agentes de endemias, técnicos de enfermagem e enfermeiros atuam no apoio. Os agentes de endemias são responsáveis pelo registro das estatísticas e os técnicos e enfermeiros têm a função de garantir a temperatura adequada das doses e prepará-las para aplicação.

Podem ser vacinados fêmeas e machos, a partir dos três meses de vida.

A 31ª Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria de Saúde, através das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, tem a parceria da PUC Poços de Caldas e o apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Esportes, Educação, Defesa Social e Promoção Social; da AAPA; do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; da Paróquia São Judas Tadeu e da Empresa Circullare.

A campanha continua durante a semana, tanto na zona Rural quanto nos pontos fixos: Hospital Veterinário da PUC – Pontifícia Universidade Católica e AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais, na zona Sul.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3697-5952 e 3697-5977. No próximo sábado, a campanha será realizada na região central. Confira os pontos de vacinação:

Região Centro – 29 de Setembro – Sábado

Horário: 08h às 11h30 e 13h às 16h30 Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – Rua Piauí, 639 – Centro
Ginásio Poliesportivo Moleque César – Rua Vivaldi Leite Ribeiro s/nº – Bairro Cascatinha
UBS Quisissana – Rua Geni Vilas Boas Tardeli, 50 – Bairro São José
UBS São José – Rua professora Lourdes Mourão, s/nº – Jardim Centenário
UBS Santa Ângela – Rua Manuel Luís Zuanella, 30 – Santa Ângela
UBS Santa Augusta – Rua Professora Nicolina Bernardo, s/n – Santa Augusta
Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira – Rua Humberto de Campos, 146 – Cascatinha

Praça das Américas – Jardim Quisissana (Rodelão)

Rua Ítalo Zingoni com Rua Benedito Froes de Carvalho – Vitória 1