Campanha de Vacinação contra o Sarampo para adultos vai até a próxima quinta

Termina nesta quinta, 29, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo para a faixa etária dos 20 aos 49 anos. A ação que inicialmente terminaria na segunda, 31 de agosto, foi prorrogada até o final deste mês. A orientação do Ministério da Saúde visa ampliar esta cobertura vacinal, tendo em vista a baixa procura pela imunização. Até o momento, o Ministério ainda não sinalizou a segunda prorrogação no prazo desta Campanha. Não há meta estipulada, por ser uma campanha indiscriminada. O público estimado é de 73 mil e 25 pessoas em Poços de Caldas. Até o início desta semana, 16.930 pessoas foram imunizadas no município. Com o decreto de Ponto Facultativo no dia 30 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público, as salas de Poços encerram o expediente desta semana na quinta-feira, 29. Nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30. Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Na Regional Leste, o expediente vai até às 19 horas.

Calendário Vacinal Permanente

Precisam ser vacinadas todas as pessoas até os 49 anos que não tenham o registro da vacina contra o sarampo em suas carteiras de vacinação. Quem não tomou a vacina quando criança, até os 29 anos, deve receber duas doses da tríplice. Dos 30 aos 49 anos é recomendada dose única. No entanto, independentemente das doses já recebidas, esta campanha é uma chamada para que toda esta faixa etária dos 20 aos 49 anos receba mais uma dose. Além disso, profissionais de saúde também devem ser vacinados, independentemente da idade. Quem já teve sarampo não precisa tomar a vacina porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A doença inicia com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte.