Cerca de 160 cães estão a espera de um lar no Abrigo de Animais

Animais de diferentes portes estão disponíveis para adoção

Final de ano é tempo de festas, confraternizações, de viajar, de vender e de comprar mais, enfim, de mais movimento para muitos setores, enquanto outros enfrentam exatamente o contrário. No Abrigo de Animais, espaço administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, no bairro São José, o período é de menor procura pela adoção. Prova disso é que cerca de 160 cães de diferentes tamanhos e raças estão no local. “Eles vieram do CCZ, o Centro de Controle de Zoonoses, que recolhe animais que representem riscos à saúde pública, como os com suspeita de zoonoses, com comportamento agressivo e de ataque a pessoas, além de casos de urgência, como o de animais atropelados em vias públicas e não socorridos”, conforme explica Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental. Os cães só recebem alta após um período de observação, onde foram acompanhados, tratados e avaliados com liberação de ida para o Abrigo de Animais. Após a chamada quarentena, todos estão em condições de adoção. “Aqui, cada um tem um nome, mesmo sendo tantos animais, porque temos muito amor por eles. A maioria tem o histórico de abandono, então é muito importante trabalhar essa conscientização, de que o animal tem um tempo de vida e de que quando decidir adotar, devemos ter essa responsabilidade”, alertou a veterinária Maria Cecília Gonçalves, responsável técnica do Abrigo de Animais.

Os cães do Abrigo vão para o novo lar já vermifugados e vacinados contra a raiva. Além disso, para a adoção eles são banhados, tosados, microchipados e têm a cirurgia de castração gratuita pelo Programa Municipal. “Quem adota um animal do Abrigo tem a garantia de levar para casa um cão saudável e em condições de trazer muita alegria à família. Esse cuidado com o Abrigo de Animais, que inclusive, está recebendo melhorias estruturais, faz parte do Projeto Melhor Amigo, que reúne uma série de medidas que refletem nossa preocupação e nosso carinho com a causa animal. Dentro destas medidas, está o Programa de Castração com mais de três mil cirurgias realizadas, a reforma do CCZ e o trabalho de conscientização sobre a guarda responsável, nas creches e escolas do município”, disse o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

Local na Avenida Fosco Pardini, s/n, no bairro São José, pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h às 16h

O Abrigo de Animais fica no final da Avenida Fosco Pardini, s/n e pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h às 16h, exceto feriados. Para levar um animalzinho pra casa, é preciso apresentar um documento pessoal e comprovante de residência. Há um período de 30 a 40 dias para adaptação. No Facebook, na página Abrigo de Animais Poços de Caldas, também é possível conhecer os animaizinhos disponíveis para adoção, antes da visita ao Abrigo.