Coleta de lixo terá dias exclusivos para recicláveis

Alterações passam a valer em 1º de agosto

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos está reorganizando a coleta de lixo em Poços de Caldas. Pela responsabilidade de cuidar da cidade e pela preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade, a partir de 1º de agosto, as quartas e quintas-feiras serão exclusivas para a coleta seletiva.

Com isso, a Prefeitura visa melhorar o atendimento à população, gerar economia, otimizar o trabalho das cooperativas e gerar novos empregos. “Hoje, a coleta de lixo é realizada três vezes por semana nos bairros e isto continuará sendo feito. O que vai mudar é somente o tipo de material a ser recolhido, com dois dias para a coleta de lixo úmido e um dia específico para o lixo seco reciclável”, explica o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni.

Atualmente, são coletadas cerca de 3.500 toneladas de lixo por mês no município e a estimativa é que, deste montante, aproximadamente 1.000 toneladas sejam de recicláveis misturados ao lixo úmido que são descartados no aterro controlado. Segundo o secretário, a integração dos serviços de coleta trará eficiência e qualidade ao trabalho, que passará a contar com 12 caminhões e não mais cinco utilizados hoje.

“Nada muda para os catadores, que terão o material recolhido e ficarão responsáveis somente pela separação e venda deste material. A responsabilidade de cuidar do meio ambiente e da nossa cidade é de todos. Juntos podemos melhorar a vida dos catadores e deixar de descartar mais de mil toneladas de material reciclável por mês no lixão”, ressalta Biagioni.

A coleta de lixo seco e úmido será realizada integralmente pela empresa Liarth, vencedora do processo licitatório.

Fique atento!
A partir de 1º de agosto, o caminhão da coleta de lixo seco (reciclável) vai passar às quartas ou quintas-feiras, de acordo com o setor de cada bairro. Para descartar o lixo reciclável, é necessário colocar os materiais (papelão, papel, vidro, plástico, garrafas PET, metais e outros) no mesmo saco. Depois, basta colocar o lixo em frente à residência ou empresa na data correta.

Setor 1
Coleta de lixo úmido (lixo comum): às segundas e sextas-feiras
Coleta de lixo seco (reciclável): às quartas-feiras

SETOR 1: (SEG, QUA, SEX)
Residencial Campo da Cachoeira, Parque Véu das Noivas, Vila Olímpica, Jardim Elizabete, Vila Togni, JD Santa Margarida, JD Elvira Dias, Country Clube I, II e III, Residencial Veredas, JD dos Manacás, JD Doutor Ottoni, Residencial São Bernardo, Residencial Portal do Sol, JD Carolina, Maria Imaculada, Campo das Antas, Campos das Aroeiras, Centreville, Parque San Carlo, Residencial Pitangueiras, Parque Municipal, São Geraldo, Campo da Mogiana, JD Novo Mundo, JD Nova Europa, JD Europa, Santa Ângela I ao IV, JD Vitória I ao V, Residencial Morumbi, Santa Maria, Santa Augusta, Vila Bela, JD Planalto, Chácara dos Cravos, Vila Cruz, Gama Cruz, Serras Azuis, Vila Rica, São Jorge, Santa Helena, Vila Flora, JD Esmeralda, Vila Guaporé, JD América, Jóias Vale do Sol, Gato Preto, Chácara Panorama, Chácara São Francisco, Chácara Praia do Sol, Vila Rabelo, Bela Vista, Vila Líder, JD Filipino, JD Quissisana, Centenário, São José, Residencial Colinas do Sul, Distrito Industrial, Jardim Kennedy I e II, Jardim Aeroporto, Av Edmundo Cardilo, Parque das Nações, Cohab, Vila Matilde, São Sebastião I e II, JD Ginásio, São Domingos, Marçal Santos, João Pinheiro, Village São Luiz, Universidade Puc Minas, Hospital Unimed, Castro e Gaiga, Cristiano Ozório.

Setor 2
Coleta de lixo úmido (lixo comum): às terças e sábados
Coleta de lixo seco (reciclável): às quintas-feiras

SETOR 2: (TER, QUI, SAB)
São Benedito, Jardim Santa Rita, JD São Paulo, Alto da Boa Vista, Parque Vilvaldi Leite Ribeiro, Castanheiras, Jardim Del Rei, Santa Lúcia, Residencial Mantiqueira, Caio Junqueira, Residencial Green Ville, JD IPE, Santa Rosália I e II, José Carlos, São João, Vila Nova, Aparecida, Monte Almo, JD Regina, Bem Bastos, Vila Menezes, Santa Emília, Nova Aparecida, Santo André, Campo do Retirinho, Residencial Monte Verde, Boa Esperança, Augusto Almeida, Dom Bosco, Parque Nova Aurora, JD Formosa, Acácias, JD das Hortênsias, JD das Azaléias, Montreal, Jardim Amaryllis, Chácara Alvorada, Colinas, Estancia São José, Residencial Santa Clara, JD Philadelphia, Hospital Zona Leste, Residencial Santa Clara II, Monreale, JD Brasil, Parque Primavera, Santa Filomena, JD Philadelphia II, Campos Elísios, Residencial Nova Primavera, Jardim Caldense, Parque Pinheiros, Itamarati I ao V, Jardim Contorno, Jardim Paraiso, Jardim Daniele, Jardim Esperança I ao III, JD Santa Tereza, JD São Bento, Residencial Tiradentes, Santa Casa, Jardim dos Estados, Santana.

Área central
Coleta de lixo úmido e seco: de segunda-feira a sábado.

Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura (https://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/?page_id=45934) ou pelos telefones 3697-2075 (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) e 3713-6843 (Empresa Liarth).