Com oficinas gratuitas, “Teatro em Jogo” volta a percorrer unidades do PMJ

Diretor Valber Rodrigues coordena oficinas, que neste ano recebem artistas convidados para troca de experiências

De volta às atividades, o projeto “Teatro em Jogo”, do diretor de teatro Valber Rodrigues atende cerca de 200 crianças e jovens com oficinas em quatro unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) em Poços de Caldas (MG). O projeto foi retomado em abril e se estende até Novembro.

Além das atividades propostas por Valber, a ideia é levar, mensalmente, oficinas de literatura, de rimas, entre outras a estudantes e dar continuidade ao projeto homônimo executado em 2018 em diferentes unidades do PMJ, evidenciando a arte como agente transformador social e que tem por base a acessibilidade e o desenvolvimento da atividade teatral.

A primeira oficina foi ministrada por Stefanie Rodrigues, conhecida como Afrodite, que é poeta e rapper e os estudantes puderam aprender sobre literatura. Ela realizou com os alunos uma oficina de escrita criativa e produção de zine. “Entendo o rap e a poesia marginal sendo extremamente necessários para que os nossos tenham uma outra perspectiva e se sintam protagonistas das suas próprias histórias através da escrita”, enfatiza a poeta, que venceu recentemente a Batalha Dominação em São Paulo.

Segundo o proponente do projeto, o desejo de levar artistas locais para dividirem com os alunos seus conhecimentos e suas trajetórias, surge da necessidade de apresentar a arte como possibilidade de vida e não como uma romantizada utopia. “Se olharmos com calma para nós, para o nosso bairro, para a nossa cidade, nos daremos conta que há aqui grandes artistas que vivem do seu fazer artístico, da sua criação autoral. Eu penso a escola como alargadora de sonhos e não o contrário”, diz Valber.

Nesse sentido, a presença da poeta Afrodite no projeto certamente foi fundamental para que não só o teatro, mas a arte de maneira geral fosse experimentada um pouco mais de perto pelos alunos do PMJ. Stefanie avalia sua participação com entusiasmo: “Ao levar artistas vivos através do Zine e mostrar que a poesia não é só aquela que se vê nos livros didáticos, que a poesia é ponte que atravessa e ponto de encontro consigo mesmo, fiquei feliz demais de participar e me mostrou que eu tô no caminho certo com a minha arte”, finaliza.

Na sequência, o projeto convida o grupo de rap LEVE, e o MC Robson Leve e o MC Dough Leve ministram uma oficina de rimas. A ideia é dar vazão às diferentes formas de expressão para conseguir trabalhar a linguagem teatral como espaço de pesquisa de si e do outro, utilizando espaços cênicos não convencionais como mote para a criação.

Conforme explica o idealizador do projeto, o objetivo é que a transformação social seja alcançada através das aulas. “Os encontros buscarão dar ênfase aos modos de relação com o espaço, com o outro e consigo mesmo, na tentativa de colocar no centro da pesquisa os afetos e suas variantes como norteadores da criação”, destacou o ator, que é artista de rua desde 2011, além de bacharel em teatro pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.