Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19 realiza coletiva para atualizar informações da pandemia no Município

Na manhã desta sexta, 27, os integrantes do Comitê Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus – Covid 19, se reuniram para conversar com a imprensa e atualizar as informações referentes à pandemia em Poços. A entrevista coletiva foi na sede do DME, o Departamento Municipal de Eletricidade, na Rua Pernambuco, Centro. O prefeito Sérgio Azevedo abriu o encontro com os jornalistas, ressaltando a importância do apoio da imprensa neste momento. “Precisamos muito de vocês para orientar e informar as pessoas. Aproveitando esta coletiva, anuncio que a Prefeitura não realizará as festividades de Rèveillon este ano, em função da pandemia, então não teremos os eventos conforme realizamos nos últimos anos em Poços. O momento pede cautela e cuidados. Sabemos que este é um período de festas e de comemorações, mas as aglomerações continuam perigosas. Peço que as pessoas fiquem em suas casas, junto de suas famílias e que evitem convidar parentes e amigos de outras cidades, para virem a Poços, este não é o momento”, disse o prefeito que também já adiantou a não realização do Carnaval na data prevista no calendário de 2021, com o evento podendo ser adiado ou cancelado, de acordo com a evolução da pandemia na cidade.

Durante coletiva, prefeito anunciou cancelamento do Rèveillon. Carnaval deve ser adiado ou cancelado também

Na sequência, o secretário municipal de Saúde e presidente do Comitê Gestor, Carlos Mosconi, alertou para o aumento do número de casos e de óbitos, nos últimos dias. “O vírus está espalhado. Tivemos um crescimento destes registros nos últimos dias, inclusive com o acometimento de pessoas mais jovens e a morte de um rapaz de 26 anos. Não queremos ter que adotar medidas mais restritivas ou voltar atrás na flexibilização, mas para isso, precisamos da colaboração da população com relação a todos os cuidados que têm sido preconizados ao longo destes meses: distanciamento, uso obrigatório de máscara e higiene constante das mãos. Também estamos contratando mais dez fiscais para este trabalho de orientação e fiscalização das pessoas, mas sem a conscientização de cada um, a situação fica mais difícil”, declarou Mosconi.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro, ressaltou a importância dos pacientes que estão em isolamento domiciliar recomendado pelos médicos, de o fazerem da maneira correta. “Isso é fundamental para evitar a propagação, o contágio de outras pessoas. Temos observado que as festas domiciliares também têm sido motivo frequente das contaminações. Por isso, reforçamos o alerta para que as pessoas permaneçam em casa e evitem chamar pessoas de fora daquele convívio familiar, porque isso representa um grande risco neste momento”. O Comitê informou ainda que segue em alerta, acompanhando os dados e que novas medidas podem ser anunciadas nos próximos dias.

Encontro com a imprensa foi na manhã desta sexta, 27