Concurso de Textos em Prosa e Poesia divulga produções selecionadas

Textos foram avaliados e selecionados por uma comissão

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, nesta segunda-feira, 19 de novembro, os 14 textos classificados para a solenidade de premiação da 40ª edição do Concurso de Textos em Prosa e Poesia, que será realizada na próxima quinta-feira, 22, às 19h30, no Espaço Cultural da Urca.

Nesta 40ª edição, foram 175 textos inscritos em todas as categorias. Participaram da iniciativa estudantes de Ensino Fundamental e Médio matriculados nas unidades de ensino públicas e particulares de Poços de Caldas, em quatro níveis: Ensino Fundamental I (1º ao 3º ano), Ensino Fundamental II (4º ao 6º ano), Ensino Fundamental II (7º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Nesta edição, 23 escolas participaram do concurso, sendo 15 municipais, 7 particulares e uma estadual. No Nível 1, na categoria poesia, foram 29 trabalhos. No Nível 2, foram 34 poemas e 25 prosas. Já no Nível 3, foram inscritos 33 poemas e 25 crônicas e no Nível 4, 13 poemas e 16 minicontos, num total de 175 textos. No ano passado, foram 158 inscritos.

Os textos foram avaliados e selecionados por uma comissão formada por profissionais indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, composta pela professora de Língua Portuguesa da rede estadual, Jéssica Juliana Rufino, e pela jornalista e graduada em Letras, Carolina Barbosa. Elas destacaram a qualidade dos trabalhos apresentados, não apenas nas questões linguísticas e teor literário, como na inventividade, diversidade e profundidade dos temas abordados.

O concurso objetiva incentivar a criatividade e o gosto pela produção literária. “Neste ano, implantamos algumas mudanças no regulamento, visando aprimorar a iniciativa e elevar ainda mais a qualidade dos trabalhos apresentados. O Concurso chega à 40ª edição como uma das mais importantes iniciativas de incentivo à formação literária da cidade, especialmente entre os alunos das redes pública e privada de Poços”, destaca o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques.

Os textos selecionados serão apresentados pelo próprio autor ou intérprete escolhido, no Teatro Benigno Gaiga, no dia 22 de novembro, às 19h30. Serão conferidos prêmios aos dois primeiros classificados de cada categoria.

Solenidade de premiação será realizada no Espaço Cultural da Urca, no dia 22 de novembro

Seguem os textos selecionados, por ordem alfabética por autor.

Categoria PROSA

Alef Teles Goulart – Luz negra – EM Professor Júlio Bonazzi

Bruno Piaia Ostanelli – Pétala Branca – Colégio Sete de Setembro

Giovana Gabriela Ferreira Magalhães – João, Maria e o frango assado – EM Professora Nicolina Bernardo