Conferência de Assistência Social aponta para necessidade de ações de divulgação na área

Conferência foi realizada no dia 6 de julho

Realizada no último dia 6 de julho, a 12º Conferência Municipal de Assistência Social apontou para a necessidade de ampliar as ações de divulgação dos serviços e conselhos que atuam na área. Das 17 deliberações para o município, seis estão relacionadas a questões de comunicação com o público geral e em rede.

O evento foi promovido em conjunto pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Promoção Social. As discussões foram organizadas em três eixos: 1- Os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma previdenciária e à reforma trabalhista; 2- A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito; e 3- Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS – “Nada sobre nós, sem nós”. Nos três eixos foram elencadas sugestões a respeito da ampliação e melhoria da divulgação.

Todas as propostas para o município foram aprovadas por unanimidade. No eixo 1, voltado para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a proposta é divulgar, de forma detalhada, por meio das redes sociais, um balanço semestral dos recursos dos três níveis de governo, destinados à assistência social e onde foram gastos.

No eixo 2, sobre a rede de proteção social do SUAS, foram sugeridas a criação e a divulgação de cartilhas e boletins informativos sobre os fluxos e protocolos dos serviços prestados, além da promoção de ações intersetoriais para divulgar o trabalho realizado pela Prefeitura e entidades parceiras.

Secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, apresentou as ações desenvolvidas pela pasta a partir das demandas apresentadas na 11a Conferência

Para consolidar o protagonismo do usuário, conforme discutido no eixo 3, ficou definido que é necessário tornar mais efetiva a divulgação das funções e ações dos conselhos municipais atuantes no município, assim como a agenda de reuniões, além da utilização das redes sociais. Por fim, a proposta é que os equipamentos de Assistência Social também funcionem como pontos de informação para toda a população, fortalecendo a comunidade e incentivando a participação social.

“A Conferência contou com uma participação efetiva e as discussões foram consistentes nos grupos de trabalho de cada eixo. As propostas para o município foram aprovadas por unanimidade, o que mostra que realmente representam os anseios dos diversos atores envolvidos na rede de assistência social do município”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Nelson Maure.

A secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, destacou que a secretaria vai desenvolver ações no sentido de ampliar a divulgação dos serviços e políticas de assistência social. Neste ano, o tema da conferência foi “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, tendo como lema “Nas Minas o SUAS é das Gerais”. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social.