Conferência municipal debate elaboração do currículo escolar de Minas
Representantes das redes municipal, estadual e particular de ensino de Poços de Caldas participaram, nesta quinta-feira (20), da Conferência Municipal sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizada na Superintendência Regional de Ensino.
A conferência municipal visa compilar as sugestões dos professores locais ao documento-base para aplicação da BNCC em Minas Gerais. Posteriormente, serão realizadas conferências regionais e uma conferência estadual para a conclusão do documento.
Segundo a superintendente regional de ensino de Poços de Caldas, Rosimar do Prado Carvalho, a discussão tem como base o documento de referência desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação para a elaboração do currículo escolar de Minas Gerais, a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. “Pensar no currículo do estado de Minas Gerais é pensar sobre como os professores vão preparar suas aulas, o que ensinar e como ensinar. O documento-base já vem com a contribuição de tempos de caminhada de discussões anteriores e traz o desejo de muitos de nós educadores e educadoras”, ressalta.
Na rede municipal, os profissionais já realizaram estudos sobre o documento de referência durante a primeira quinzena de setembro, utilizando os estudos coletivos nas unidades. “Hoje, é o momento dos educadores oferecerem suas contribuições ao documento de referência, com outras ideias ou até com a possibilidade de inovações”, informa a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.
“O que esta proposta do currículo de Minas, com base na BNCC, traz de novidade e de compromisso é olhar para educação não mais tendo o conteúdo como fim, mas sim o ser humano. Ou seja, quando há a ideia de competências e habilidades, nós estamos falando na integralidade do ser humano”, avalia Flávia.
Durante todo o dia, os educadores participaram de grupos de trabalho para análise, apontamentos e sugestões ao documento de referência de Minas Gerais, seguidos de plenária e encerramento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a assegurar seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). A BNCC para os ensinos infantil e fundamental foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2017 e deve ser implementada até 2020.