Conferência municipal debate elaboração do currículo escolar de Minas

Conferência foi realizada na Superintendência Regional de Ensino

Representantes das redes municipal, estadual e particular de ensino de Poços de Caldas participaram, nesta quinta-feira (20), da Conferência Municipal sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizada na Superintendência Regional de Ensino.

A conferência municipal visa compilar as sugestões dos professores locais ao documento-base para aplicação da BNCC em Minas Gerais. Posteriormente, serão realizadas conferências regionais e uma conferência estadual para a conclusão do documento.

Segundo a superintendente regional de ensino de Poços de Caldas, Rosimar do Prado Carvalho, a discussão tem como base o documento de referência desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação para a elaboração do currículo escolar de Minas Gerais, a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. “Pensar no currículo do estado de Minas Gerais é pensar sobre como os professores vão preparar suas aulas, o que ensinar e como ensinar. O documento-base já vem com a contribuição de tempos de caminhada de discussões anteriores e traz o desejo de muitos de nós educadores e educadoras”, ressalta.

Na rede municipal, os profissionais já realizaram estudos sobre o documento de referência durante a primeira quinzena de setembro, utilizando os estudos coletivos nas unidades. “Hoje, é o momento dos educadores oferecerem suas contribuições ao documento de referência, com outras ideias ou até com a possibilidade de inovações”, informa a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Secretária de Educação, Flávia Vivaldi, falou no início da conferência

“O que esta proposta do currículo de Minas, com base na BNCC, traz de novidade e de compromisso é olhar para educação não mais tendo o conteúdo como fim, mas sim o ser humano. Ou seja, quando há a ideia de competências e habilidades, nós estamos falando na integralidade do ser humano”, avalia Flávia.

Durante todo o dia, os educadores participaram de grupos de trabalho para análise, apontamentos e sugestões ao documento de referência de Minas Gerais, seguidos de plenária e encerramento.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a assegurar seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). A BNCC para os ensinos infantil e fundamental foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2017 e deve ser implementada até 2020.

Superintendente regional de ensino de Poços de Caldas, Rosimar do Prado, destacou a presença de representantes das redes municipal, estadual e particular