Conjuntos semafóricos da cidade receberão melhorias

Com as novas peças, semáforos da área central serão sincronizados

Os 120 conjuntos semafóricos da cidade vão receber melhorias e atualização, com a aquisição de peças e equipamentos que vão permitir a execução do projeto de sincronização dos semáforos, especialmente na área central.

As peças de reposição estão sendo adquiridas por meio do Processo de Inexigibilidade no 017/18, da Secretaria Municipal de Administração. Esta modalidade de compra foi necessária, já que, dos 120 conjuntos semafóricos, 108 são de fabricação da empresa Contransin e os 12 restantes foram fabricados por uma empresa que não existe mais no mercado.

“A compra foi feita por inexigibilidade porque as peças desses equipamentos não são intercambiáveis entre os equipamentos das diversas indústrias. As peças fabricadas pela Contransin são compatíveis somente com os equipamentos da mesma marca”, explica o secretário municipal de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão.

O secretário informa que, em pesquisa realizada pela administração, uma das grandes demandas apontadas pela população se refere à questão do trânsito, principalmente na área central que, por conta da geografia do município, concentra grande quantidade de veículos, já que é rota para todas as regiões da cidade.

“Neste contexto, a sincronização dos semáforos é fundamental. Entretanto, ainda não foi possível executar este projeto porque os equipamentos são obsoletos e necessitam de troca e atualização de peças, o que está sendo feito por meio deste processo licitatório em andamento”, destaca Sansão. Hoje, muitos semáforos estão, inclusive, com as placas de sincronismo queimadas e não há peças de reposição em estoque.

Para a aquisição de novos conjuntos semafóricos completos, a Prefeitura teria que investir recursos que chegariam a R$ 3,5 milhões. Com a aquisição das peças e equipamentos de atualização serão gastos R$ 997.498,00. “É mais racional e econômico investir na melhoria e atualização dos equipamentos. Será um grande ganho para a fluidez do trânsito, principalmente na área central”, finaliza o secretário.