Construções das unidades habitacionais contam com 80% de mão de obra local

01 (7)

AS obras estão dentro do cronograma e serão entregues em 2019

Mais de seiscentas novas unidades habitacionais serão entregues à população de Poços de Caldas no próximo ano, 2019. As obras das novas unidades habitacionais estão a todo vapor e contam com 80% de mão de obra local, contratada.

São dois empreendimentos, o primeiro anunciado em novembro, se refere às 246 unidades habitacionais que estão sendo construídas no bairro Itamaraty, próximo ao conjunto de prédios Araucárias e Novo Horizonte, na zona leste do município. Com investimento previsto de mais de R$ 18 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O segundo, anunciado em fevereiro, se trata de um condomínio com 390 unidades habitacionais no Jardim Esperança 3, na região sul de Poços. O investimento é na ordem de R$ 30 milhões também faz parte do programa federal.

De acordo com o engenheiro e responsável técnico da empresa BM Engenharia, Rodrigo Bernardes Piva, as obras já foram iniciadas e para a realização dos empreendimentos estão sendo realizadas diversas contratações, “Fomos contemplados nas duas licitações, e logo após o anúncio, já iniciamos as contratações e demos início as obras; No Itamaraty contamos atualmente com 120 operários, sendo que desses, 80% são moradores locais e o restante vindos do norte do estado e também do nordeste do país; Já nas obras do Jardim Esperança, que se iniciaram em abril, já contamos com 40 operários, todos locais, e temos previsão de contratação de 200 trabalhadores para o próximo mês”, conta.

Ainda de acordo com Rodrigo, as obras estão dentro do cronograma, “Estamos cumprindo todos os prazos, e iremos realizar a entrega das unidades no próximo ano, conforme anunciado; No Jardim Itamaraty a entrega está prevista para maio e no Jardim Esperança 3, em outubro”, finaliza.

Seleção e processo:

O trabalho de pré-seleção dos contemplados está a cargo da Secretaria de Promoção Social. De acordo com a secretária, Luzia Teixeira Martins, serão beneficiadas pelo programa, famílias da “faixa 1”, inscritas no Programa Habitacional Municipal, seguindo a ordem de cadastramento.

Ainda de acordo com Luzia, a secretaria trabalha em conformidade com as leis federais e municipais, respeitando as cotas determinadas em lei, para pessoas com deficiência e idosos.

Estarão aptos a participar do processo, todos aqueles que estiverem com a atualização em dia, junto ao Programa Municipal de Habitação. Após a seleção, vários documentos serão solicitados para análise, os quais serão checados de forma digital e presencial por uma equipe técnica da própria secretaria.

Após todo o processo de seleção, os contemplados serão encaminhados à Caixa Econômica para mais uma etapa, até a conclusão total do processo. A instituição exige que seja encaminhado um excedente de 30% de pessoas selecionadas, para possíveis substituições na fila, em caso de algum cadastro não ser aprovado na seleção final.

A lista com o nome de todos os inscritos no Programa Habitacional Municipal, desde 1990 até o último cadastro realizado em 2015, está disponível no site da Prefeitura e no Portal da Transparência, e pode ser acessada através deste link: https://bit.ly/2IHvPvU.

Atualização do Cadastro:

A atualização do cadastro no Programa Municipal de Habitação é indispensável e vale para todos os inscritos, desde 1990 até 2015. A atualização deve ser realizada unicamente no Departamento de Habitação, localizado no prédio do S.O.S Construção, na rua João Saveri Di Simoni, 70, no bairro São Sebastião, na zona sul da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Os telefones para contato são: 3697-2116 ou 3697- 2278.

01 (6)

As obras das novas unidades habitacionais e contam com 80% de mão de obra local