Coronavírus: Atualização do Boletim Epidemiológico desta quinta, 21 de maio

Segundo Boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta, 21 de maio, são 780 notificações de Síndromes Gripais em Poços, dentre elas, a Covid-19. Destas, 466 se referem a investigações concluídas, sendo 46 descartados por exame laboratorial e 420 com alta por critério clínico.

São 276 casos suspeitos em investigação, dos quais: 264 seguem em isolamento domiciliar, casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Quatro pacientes estão hospitalizados em ala. Sete pacientes estão em Unidades de Terapia Intensiva, acompanhados dentro dos protocolos previstos para estes casos, inclusive com a realização do exame, para confirmar ou descartar o diagnóstico de Covid-19. Dentre os casos suspeitos, um óbito registrado nesta quinta, 21, segue em investigação. A paciente de 41 anos foi atendida em um pronto-atendimento do município, onde já chegou com quadro de insuficiência respiratória grave e veio a óbito. Foi feita coleta de material para exame laboratorial que será analisado na Funed, a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte. Até a chegada deste resultado, o óbito permanece em investigação no boletim.

Nesta quinta, são 38 casos positivos em Poços: 27 pacientes são considerados recuperados, cinco seguem em isolamento domiciliar, três estão em Unidade de Terapia Intensiva e destes 38 casos positivos, três pacientes vieram a óbito.

O Boletim inclui um óbito de não-residente, que se refere a morte de uma mulher de 48 anos, que faleceu na noite da segunda-feira, 11, em um hospital de Poços. O exame da paciente testou positivo para Covid-19. A Vigilância Epidemiológica investiga o domicílio da mulher, tendo em vista que no cadastro do Cartão Nacional do SUS, consta endereço de São Paulo capital. Um contato local da mulher informou às autoridades de Saúde, que ela estava em Poços há alguns dias. Segundo orientações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, estes casos, estatísticamente, são contabilizados para o município de origem e residência do paciente, por isso, este óbito, embora ocorrido na cidade, não foi somado aos casos positivados em Poços de Caldas, aguardando o encerramento da investigação e a conclusão da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Óbitos de Residentes no Município

No sábado, 9, a Secretaria Estadual de Saúde incluiu nos dados de Minas, o primeiro óbito registrado em Poços, no dia 13 de abril e que permanecia em investigação. O homem de 74 anos apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que até então o classificava como um óbito em investigação. Neste sábado, 9, ele passou a vigorar nas estatísticas de óbitos confirmados por Covid-19 em Minas Gerais. Na época do falecimento, tanto o serviço funerário quanto a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19.

Os outros dois óbitos registrados em Poços por Covid 19, se referem a: um homem de 75 anos que apresentou os primeiros sintomas após retornar de uma viagem feita ao Chile, em março; e ao homem de 67 anos que apresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, também no mês de março.

Informe Estadual

O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, sofreu alterações. Agora, o Informe não apresenta mais o número total de notificações e de casos suspeitos. No Estado são 5.596 confirmados; 2.484 em acompanhamento; 2.921 recuperados e 191 óbitos por Covid-19 confirmados.

Mudanças no Boletim Epidemiológico Local

Desde o dia 17 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas passou a adotar um novo modelo de Informe Epidemiológico, para divulgação das atualizações diárias referentes ao Novo Coronavírus – Covid 19. Em nova roupagem, a divulgação traz mais detalhes, com o objetivo de facilitar a compreensão e proporcionar maior entendimento da situação epidemiológica da Covid-19 no município. O formato original foi desenvolvido pelos setores de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Controle de Qualidade do Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, responsável pelo novo layout, simples e intuitivo. O novo boletim traz o número total de suspeitos notificados e as informações referentes a: investigação concluída, casos suspeitos em investigação e casos confirmados. O detalhamento inclui: casos descartados por exame laboratorial, alta por critério clínico, casos suspeitos em isolamento domiciliar, internações em ala/UTI, recuperados, óbitos confirmados e óbitos em investigação.