Coronavírus: Boletim Epidemiológico desta quarta, 21 de outubro

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta quarta, 21 de outubro, são 1432 casos positivos em Poços: destes, 1117 pacientes são considerados recuperados, 267 seguem em isolamento domiciliar, quatro estão em Unidade de Terapia Intensiva e dois em ala ou leito clínico. São quatro novos casos em relação a última atualização. São 42 óbitos confirmados no município. Permanece em investigação, o óbito da paciente de 87 anos que possuía comorbidade.

Dentre os 1432 casos positivos no município, 50,3% se referem a pacientes do sexo masculino. A faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 23,6% dos casos. A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quarta, está em 24,56%. De 57 leitos, são 14 leitos ocupados, sendo quatro por pacientes confirmados e residentes em Poços, o que corresponde a 7,02%. E dez leitos ocupados por pacientes de outros municípios, o que corresponde a 17,54% da ocupação, já que a rede hospitalar de Poços também recebe pacientes de outras localidades. Nesta quarta, são dez internações, conforme descrito na taxa de ocupação de UTIs: dois pacientes de Andradas, um de Águas Vermelhas, um de Alfenas, um de Botelhos, um de Caldas, um de Ibitiura de Minas, um de Muzambinho, dois de Machado. Lembrando que estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico. O Boletim contabiliza 27 óbitos de não residentes, com a inclusão de dois óbitos nesta atualização: um paciente de 63 anos, que possuía comorbidade, morador de Alfenas; e uma paciente de 56 anos, que possuía comorbidade e era moradora de Andradas. A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas se solidariza com os familiares e amigos das vítimas da Covid-19. O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 16.980 testes e exames.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 340.502 são casos confirmados. E destes, 23.374 estão em acompanhamento; 308.574 recuperados e 8.554 são óbitos por Covid-19 registrados em Minas.