Coronavírus: Boletim Epidemiológico desta quarta, 23 de setembro

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta quarta, 23 de setembro, são 1166 casos positivos em Poços: destes, 731 pacientes são considerados recuperados, 391 seguem em isolamento domiciliar, sete estão em Unidade de Terapia Intensiva e quatro em ala ou leito clínico. O Boletim traz a adição de 15 novos casos, em relação a última atualização, realizada na terça. A atualização traz o registro de um óbito de residente: a paciente de 91 anos tinha comorbidade e estava internada em ala de hospital que atende pela rede privada. São 33 óbitos confirmados no município, em função da Covid-19.

Dentre os 1166 casos positivos no município, 50,1% se referem a pacientes do sexo masculino. A faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 23% dos casos. A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quarta, está em 26,31%. De 57 leitos, são 15 leitos ocupados, sendo sete por pacientes confirmados e residentes em Poços, o que corresponde a 12,28%. Três leitos, ocupados por pacientes residentes, considerados casos suspeitos, aguardando o diagnóstico, o que corresponde a 5,26%. E cinco leitos ocupados por pacientes de outros municípios, o que corresponde a 8,77% da ocupação, já que a rede hospitalar de Poços também recebe pacientes de outras localidades. Nesta quarta, são cinco internações, conforme descrito na taxa de ocupação de UTIs: um paciente de Caldas, dois de Santa Rita de Caldas, um de Águas Vermelhas e um de Vargem Grande do Sul. Lembrando que estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico. No total de 57 leitos de UTI disponíveis, constam os 10 leitos do Hospital de Campanha. O Boletim contabiliza 18 óbitos de não residentes, o último trazido nesta atualização, referente ao paciente de 90 anos, com comorbidade, morador de Alfenas e que estava em UTI de hospital que atende pela Rede SUS. A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com familiares e amigos das vítimas da Covid-19. O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 14.770 testes e exames.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 276.314 são casos confirmados. E destes, 26.983 estão em acompanhamento; 242.434 recuperados e 6.897 são óbitos por Covid-19 registrados em Minas.