Coronavírus: Boletim Epidemiológico desta quinta, 30 de julho

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta quinta, 30, são 425 casos positivos em Poços: destes, 322 pacientes são considerados recuperados, 90 seguem em isolamento domiciliar, um está em Unidade de Terapia Intensiva. Em relação a atualização da quarta, 29, foram registrados mais sete novos casos. Até o momento já são 12 óbitos confirmados no município, em função da Covid-19.

Dentre os 425 casos positivos, 51,2% se referem a pacientes do sexo feminino. A faixa etária de maior incidência é dos 40 aos 49 anos, que corresponde a 24,7% dos casos.

O boletim traz dois óbitos em investigação: um registrado no domingo, 26. A paciente de 70 anos possuía comorbidade e estava em UTI de hospital da Rede SUS. O outro óbito foi registrado nesta terça. O paciente de 77 anos também possuía comorbidade e estava há quatro dias internado em UTI de hospital que atende pela Rede SUS. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado dos exames, para confirmação ou descarte do diagnóstico por Covid-19.

A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quinta, está em 29,82%. De 57 leitos, são 17 leitos ocupados, sendo um por pacientes confirmados e 16, por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico. A rede hospitalar de Poços também recebe pacientes de outras localidades. Nesta quinta, são nove internações: cinco pacientes de Andradas, um de Campestre, um de Caldas e dois de Santa Rita de Caldas. Lembrando que estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico. No total de 57 leitos de UTI disponíveis, constam os 10 leitos do Hospital de Campanha.

O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 7.138 testes e exames.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 123.415 são casos confirmados. E destes, 26.955 estão em acompanhamento; 93.768 recuperados e 2.692 são óbitos por Covid-19 registrados em Minas.