Coronavírus: Boletim Epidemiológico desta sexta, 18 de setembro

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta sexta, 18 de setembro, são 1098 casos positivos em Poços: destes, 671 pacientes são considerados recuperados, 381 seguem em isolamento domiciliar, 12 estão em Unidade de Terapia Intensiva e cinco em ala ou leito clínico. Em relação a última atualização, o Informe traz a adição de 18 casos. O Boletim desta sexta confirma o óbito registrado na segunda, 14 e que seguia em investigação: o paciente de 66 anos, tinha comorbidade e estava em UTI de hospital que atende pela Rede SUS. São 29 óbitos confirmados no município, em função da Covid-19. Dentre os 1098 casos positivos no município, 50,9% se referem a pacientes do sexo masculino. A faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 23,4% dos casos. A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta sexta, está em 38,59%. De 57 leitos, são 22 leitos ocupados, sendo 12 por pacientes confirmados e residentes em Poços, o que corresponde a 21,05%. Três leitos, ocupados por pacientes residentes, considerados casos suspeitos, aguardando o diagnóstico, o que corresponde a 5,26%. E sete leitos ocupados por pacientes de outros municípios, o que corresponde a 12,28% da ocupação, já que a rede hospitalar de Poços também recebe pacientes de outras localidades. Nesta sexta, são sete internações, conforme descrito na taxa de ocupação de UTIs: dois pacientes de Andradas, três de Santa Rita de Caldas, um de Caldas e um de Vargem Grande do Sul. Lembrando que estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico. No total de 57 leitos de UTI disponíveis, constam os 10 leitos do Hospital de Campanha. O Boletim contabiliza 16 óbitos de não residentes, sendo o último registrado, referente ao paciente de 73 anos que possuía comorbidade e era residente em Andradas. A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com familiares e amigos neste momento difícil. O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 13.726 testes e exames.

Informe Estadual

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 265.185 são casos confirmados. E destes, 28.174 estão em acompanhamento; 230.437 recuperados e 6.574 são óbitos por Covid-19 registrados em Minas.