Covid-19, Pesquisa e Ciência são pautas do Programa Hora da Saúde na Libertas FM

A Covid-19, as pesquisas para a busca das vacinas, a importância da ciência e da comunicação: todos estes foram assuntos que fizeram a pauta do Programa Hora da Saúde, transmitido pela Libertas FM, nesta quinta, 10. A entrevistada desta semana foi a pesquisadora e jornalista científica, Tatiane Toledo, que é Farmacêutica Bioquímica, mestre em Genética e doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo. A profissional tem especialização Lato sensu em Jornalismo Científico pela UNICAMP e é diretora executiva da Cientifique, empresa que se dedica à educação e à comunicação da ciência.

Histórico da Covid-19

Em 31 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, Província de Hubei, China, foi notificado um aglomerado de 27 casos de síndrome respiratória aguda (SRA) de etiologia desconhecida, dos quais sete apresentaram evolução clínica grave. Os casos possuíam vínculo epidemiológico entre si e exposição a um mercado de produtos marinhos. Foi aventada a possibilidade de transmissão por meio do contato com animais marinhos manipulados no mercado. Inicialmente observado como um evento limitado à cidade de Wuhan, o número de casos e óbitos aumentou rapidamente e disseminou-se para outras províncias chinesas. O governo chinês adotou, então, medidas de contenção e isolamento de cidades no intuito de mitigar o evento. Pesquisadores chineses conseguiram identificar o provável causador da SRA: um novo coronavírus, denominado inicialmente como 2019–nCoV, atualmente chamado SARS-CoV-2. A doença é chamada COVID-2019 (do inglês: CO=Corona, VI=Vírus, D=Disease).

Em 30 de janeiro de 2020, diante da realidade de disseminação mundial do novo coronavírus, que naquele momento já havia sido notificado em 18 países, além da China, e com transmissão pessoa a pessoa confirmada em três deles, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o evento como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Enfatizou a necessidade, urgente, de estudos que identificassem a fonte da infecção, a forma de transmissão, o sequenciamento genético do vírus para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos antivirais, bem como o fortalecimento da preparação e resposta ao novo evento, especialmente nos países e regiões mais vulneráveis.

Em 03 de fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde do Brasil (COECOVID19) declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia pelo SARS-COV-2. E em 20 de março, o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do SARS-COV-2 em todo o território nacional.

O Estado de Minas Gerais declarou situação de emergência em Saúde Pública em 12 de março no Estado em razão de surto de doença respiratória pelo decreto 113 de 12 de março de 2020. O município de Poços de Caldas publicou o decreto Nº 13.286 em 21 de março de 2020 em que declarou estado de calamidade pública no município e dispôs de medidas para a sua prevenção e enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), e criou pelo decreto Nº 13.278 em 17 de março de 2020, o Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Corononavírus.

Hora da Saúde

A atração semanal, com uma hora de duração, aborda, a cada quinta, das 15h às 16h, um tema ligado à saúde, com foco para a pandemia neste momento. A condução é feita pela jornalista Aline Fallaci, gerente da Seção de Controle de Qualidade de Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde. As participações dos ouvintes são recebidas pelo (35) 3721-9494, com apoio técnico do radialista Luiz Angelo.

A Rádio Libertas FM é a emissora oficial do município, faz parte da Secretaria Municipal de Comunicação Social. De caráter educativo, tem como destaque da programação, os sucessos e clássicos da MPB e do rock/pop nacional e internacional, além do sertanejo pela manhã. A Libertas pode ser sintonizada no 99,5 FM e na internet (www.libertas.pocosdecaldas.mg.gov.br).

A entrevistada desta semana: a pesquisadora e jornalista científica, Tatiane Toledo, com a jornalista Aline Fallaci