CRAS é a porta de entrada para acesso aos serviços da Promoção Social

São sete unidades do CRAS, além da equipe volante que atende a zona Rural

Como parte dos serviços de Proteção Social Básica, oferecidos pela Secretaria Municipal de Promoção Social, estão: os CRAS – Centros de Referência de Assistência Social; o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio, para pessoas com deficiência  e idosas, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executado por instituições parceiras, além da Incubadora Social, que mudou recentemente para o Terminal Rodoviário e que promove a autonomia financeira por meio da  geração de renda dos participantes. Para ter acesso a todos estes serviços e a outros, oferecidos pela Promoção Social, os usuários devem procurar os CRAS de referência dos territórios. Com sete unidades de atendimento, nas regiões centro, sul, leste e oeste, e equipe volante que percorre a área rural do município, o serviço do CRAS é composto por : assistente social, psicólogo e equipe administrativa. Voltado para a população em situação de vulnerabilidade social mas também com atendimento a outros públicos, no CRAS é possível ter acesso a documentos como o CADúnico, com 17 mil cadastros em Poços e que dentre os diversos serviços, é necessário para a obtenção do Beneficio do Bolsa Família. No CRAS são identificadas e selecionadas as famílias que devem ser atendidas também em outros programas, como: Transferência de Renda Municipal, Cesta Básica e Cesta Verde. Orientações e acompanhamentos, prevenção e promoção social fazem parte do trabalho. Por meio do PAIF – Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família, a população de cada área é acompanhada por uma equipe específica. “A importância do CRAS consiste em entender, e em conhecer estes territórios, as necessidades destas famílias e assim trabalhar as especificidades de cada território. O acompanhamento pode ser sistemático ou não, de acordo com cada caso. A favorecer o desenvolvimento das potencialidades das famílias atendidas, por meio destes serviços e destes benefícios”, explicou Nelson Maure, coordenador de Vigilância Socioassistencial.
A articulação com o território inclui contatos frequentes com escolas e unidades de saúde, buscando garantir acesso amplo também a outras políticas, por meio de estratégias de acolhimento e de encaminhamento das famílias. “Estamos tendo uma aproximação muito interessante tanto com os profissionais da educação, quanto com as equipes da Estratégia de Saúde da Família buscando fortalecer essa rede de atuação. Verificamos muitas vezes nestas famílias, problemas de relacionamento que geram dificuldades de exercer o papel protetivo, especialmente no caso dos pais e temos vários exemplos de que o fortalecimento da comunidade favorece a proteção social. Ampliar o universo informacional do usuário é uma garantia de cidadania e tudo isso representa o trabalho executado pelos CRAS,avaliou Andréia Cristina Achel, coordenadora de Proteção Social Básica.
Confira os endereços e telefones de contato das unidades do CRAS. Lembrando que o atendimento é de segunda a quinta, das 8h às 19h, e sexta, das 8h às 17h30.
Cras Centro: Rua José Augusto de Carvalho, 153, São José
Cras Sul: Rua João Roberto Bonifácio, 55, São Sebastião