CREAS e Programa IST/Aids debatem atendimento a vítimas de abuso e violência sexual

Na última sexta-feira (20), a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) recebeu a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Dirce Tomoko Hara Soares. O objetivo do encontro foi aprimorar os fluxos de atendimento a pessoas vítimas de violência sexual no que diz respeito à prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O CREAS é um equipamento que integra a média complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e realiza atendimento nas situações de violação de direitos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. “O objetivo da reunião foi aprimorar os fluxos de atendimento às pessoas que vivenciaram ocorrências de violência sexual para que tenham acesso às medicações e todo o acompanhamento necessário para prevenção e tratamento das ISTs”, explica a psicóloga do CREAS, Giulia Granato.

Ela informa que, neste sentido, a equipe do CREAS apresentou uma ficha-padrão, recentemente elaborada, para agilizar e melhorar o atendimento das vítimas de abuso e violência sexual pelos serviços de saúde, incluindo o programa IST/Aids. “É importante que haja uma articulação entre os serviços para que possamos encaminhar os casos ou suspeitas de abuso e violência sexual para profilaxia e acompanhamento”, destaca.

Já a coordenadora do Programa Municipal IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Dirce Hara Soares, explicou o funcionamento do programa, público-alvo, estrutura da equipe, como é feito o acompanhamento dos pacientes e os procedimentos tanto de profilaxia quanto do tratamento médico e farmacêutico e acompanhamento psicológico e social. Para aprimorar ainda mais o fluxo de atendimento, o Programa IST/AIDS passará a participar das reuniões da Rede da Criança e do Adolescente (RECRIAD) e da Rede da Mulher e Gênero, articuladas pela Secretaria Municipal de Promoção Social.

CREAS
O serviço do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – está dividido em quatro núcleos: criança e adolescente, idoso e pessoa com deficiência, mulher e gêneros e medidas socioeducativas para adolescentes que cometem ato infracional.

O atendimento pode ser feito por demanda espontânea. Basta se dirigir ao CREAS (Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados), em horário estendido, das 8h às 19h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 18h às sextas-feiras, ou entrar em contato pelo telefone 3697-2626.