Cresce número de contribuintes que procuram a Prefeitura para regularizar dívidas

Atendimentos na Dívida Ativa cresceram 67%

O número de contribuintes que estão procurando a Prefeitura para regularizar as dívidas junto ao município teve um acréscimo significativo neste mês de dezembro. Os atendimentos na Divisão de Receita cresceram 125% e o aumento dos contribuintes que procuraram a Dívida Ativa chega a 67%.

Os dados se referem aos atendimentos realizados de 1º a 18 de dezembro, em comparação com o mesmo período do mês anterior. Somente na Divisão de Receita, 937 pessoas já foram atendidas em dezembro, contra 416 em novembro.

“Historicamente, há uma procura maior dos contribuintes que desejam regularizar a situação junto à Prefeitura nos meses de dezembro e janeiro e utilizam o 13º salário para isso. Mas o movimento desse mês tem chamado a atenção da equipe, já que o aumento foi bastante significativo”, destaca a diretora do Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda, Valéria Poloniato de Oliveira.

Atendimento da Secretaria de Fazenda funciona ao lado da Prefeitura

Na Divisão de Receita, os contribuintes podem quitar débitos referentes ao ano em exercício (2018). Débitos referentes a anos anteriores devem ser regularizados na Divisão de Dívida Ativa. Podem ser quitados débitos relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), multas e taxas diversas.

“É importante que o contribuinte esteja em dia com os pagamentos referentes a impostos e taxas municipais para evitar que os débitos sejam inscritos na Dívida Ativa, sendo protestados, gerando a restrição de crédito ou até processos judiciais”, ressalta o secretário municipal de Fazenda, Alexandre Lino.

O atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda funciona ao lado do prédio central da Prefeitura (Rua Minas Gerais, 651). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3697-5060 (Divisão de Receita) e 3697-5092 (Dívida Ativa).