Crianças atendidas pela UBS Regional Leste ganham festa de Natal

Dava gosto de ver a alegria das amiguinhas Emily e Manuela, ambas com 7 anos de idade. Na abertura dos presentes, foi surpresa atrás de surpresa. “Ganhei uma máscara, um livro de montar, um quadro de desenhar, uma bolsa e uma caixa de bombom”, comemorou Manuela, enquanto Emily abria o embrulho que recebeu. “Veio uma caixa de bombom, quebra-cabeça e livrinho da Elza”.

Junto com elas, cerca de 70 crianças participaram da festa de Natal, organizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde Regional Leste, na tarde desta quinta, 20, na Estância São José. Foi um mês para a preparação do evento que teve também refresco e carrinho de algodão-doce e pipoca. Uma árvore de Natal foi montada na unidade, com os nomes das crianças da área. Profissionais de saúde, da imprensa e moradores da comunidade adotaram as crianças e doaram os presentes. A dona de casa Rosilene dos Reis, 47, foi com os netinhos, Ágatha de um ano e quatro meses e Arthur, de dois anos. “É a primeira vez que a gente vem. Gostei muito e as crianças também”.

Na unidade é atendida a população dos bairros: Chácara Alvorada, Estância São José e Jardim Philadelphia. Tudo foi feito por meio do voluntariado, inclusive a participação do Papai Noel. “São 20 anos que faço esse trabalho, recupero brinquedos e vou em escolas, igrejas e asilos. É uma coisinha pequena mas você viu como as crianças ficam felizes!?”, disse Waguionor Carvalho, 70, aposentado, que enfrentou o calor para vestir a fantasia de bom velhinho e fazer a festa da criançada.

Alegria para as crianças, para os voluntários e principalmente, para a equipe de saúde responsável pela iniciativa. “No ano passado a festa foi um sucesso e nós decidimos repetir. A ideia é aproximar da comunidade e promover algo legal, porque recreação também é saúde e saúde também é cuidar do bem-estar e não só da doença. Foi tudo feito com a ajuda de muita gente, com doação, mas principalmente, com muito carinho”, finalizou a enfermeira Walkyria Marques de Siqueira.