CriArte Artes Visuais abre inscrições para curso livre de maquiagem

Aulas são gratuitas e vão acontecer no Instituto Federal do Sul de Minas Campus Poços de Caldas

Neste mês, o Instituto Federal do Sul de Minas Campus Poços de Caldas recebe pela primeira vez um curso livre de maquiagem do CriArte Artes Visuais. A iniciativa é da atriz, arte-educadora, gestora cultural e artista visual Danielle Marques. O projeto é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Cultura. As aulas são gratuitas e abertas à comunidade escolar do IFSULDEMINAS e também ao público externo.

As inscrições devem ser feitas pela internet até a próxima sexta-feira, 16 de agosto, neste link https://bit.ly/2Z1bwNZ. O curso terá início no dia 24/08, sábado, das 9h às 12h, com o módulo Introdução e apresentação do Projeto CriArte Artes Visuais e Masterclass História da Maquiagem.

Os interessados podem entrar em contato com Dani Marques,  pelo e-mail: daniellemarxx@gmail.com ou pelas redes sociais do Projeto CriArte no instagram e facebook: www.instagram.com/criarteprojeto/ e https://www.facebook.com/ArtecomCriArte/.

O objetivo do projeto é oferecer um curso livre de maquiagem cênica, artística e de efeitos especiais, dividido em módulos, trazendo em um primeiro momento um embasamento teórico sobre a história da maquiagem, com o Professor Márcio Bess, Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologia pela UNESP Rio Claro e com as práticas e técnicas, com a artista visual Danielle Marques, atriz, maquiadora de beleza e artística da Companhia de Teatro Conscius Dementia, autodidata em maquiagem e formação profissional em maquiagem cênica pelo Instituto Federal do Sul de Minas Campus Muzambinho e maquiagem social pela Bardot Escola de Beleza.

De acordo com Dani Marques, o intuito é abordar esta vertente artística, atendendo uma demanda pouco explorada e de difícil acesso na cidade e na região. “O projeto trabalha com a educação não formal e continua tendo por objetivo que todos os envolvidos possam se expressar e superar bloqueios, melhorando sua socialização e desenvolvimento humano. O mesmo vincula-se a várias linguagens artísticas, propondo e promovendo um autoconhecimento e fortalecendo a autoconfiança”, conta.

Confira o cronograma do curso:

24/08 – Introdução e apresentação do Projeto CriArte Artes Visuais e Masterclass História da Maquiagem.

31/08 – Masterclass Técnicas e aplicação de cada item utilizado nas maquiagens de beleza ou social, maquiagem cênica, maquiagem artística e maquiagem de efeitos especiais. Diferenciação de maquiagens, durabilidade, funções diversas de um produto ou produtos.

14/09 – Módulo Criação de facechart.

21/09 – Módulo Criação de personagem com caracterização de maquiagem completa.

28/09 – Módulo Make de beleza e make social.

05/10 – Módulo Make Cênica I.

19/10 – Módulo Make Cênica II.

26/10 – Módulo Make Artística I.

09/11 – Módulo Make Artística II.

16/11 – Módulo Make efeitos especiais.

23/11 – Módulo Drag I.

30/11 – Módulo Make Drag automake.

07/12 e 14/12 – Módulos Automake social, artística, cênica e últimos detalhes para a exposição.