Defesa Civil Estadual orienta ações nos municípios

DSCN7718

Encontro promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) iniciado, nesta terça-feira (13), pela manhã em Poços de Caldas, reúne representantes do órgão e de outras corporações ligadas à segurança pública nos municípios do sul de Minas Gerais. O evento segue, até o próximo dia 15, na Urca sempre com atividades em dois períodos.

Entre os temas em debate estão questões importantes como conceitos básicos de proteção, impactos, vulnerabilidade, adaptação as mudanças climáticas, mapeamento de áreas de risco etc. Ainda, como se dá a transferência de recursos dos governos federal e estadual, em casos de calamidade pública, e também gestão e utilização do Cartão da Defesa Civil.

Participaram da abertura do evento, o capitão Hebert Aquino, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o prefeito, Sérgio Azevedo, e o secretário de Defesa Social, Marcos Sansão. Também compareceram o Cel. Giovane Barbosa Moraes, do 6º Comando Operacional de Bombeiros (COB); o Major Edson Benjamin, representando o Comando da 18ª Região de Polícia Militar; e Sara Gusmão, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

Sérgio falou da importância da Defesa Civil e da necessidade de recursos financeiros para ações de prevenção a acidentes, já que os gestores municipais estão em dificuldades devido a falta de dinheiro, o que compromete a solução de todos os problemas. Segundo o prefeito, a boa notícia é saber que existem recursos e é obrigatório o repasse para uso em projetos nos municípios.

De acordo com Sérgio, Poços já está preparando alguns projetos nesse sentido e vai buscar dinheiro, junto aos órgãos federais e do estado. Como exemplo, o prefeito citou a avenida Ubirajara Machado, há anos com problemas, que precisa da execução de uma obra cara. “Porém, se não for feita pode causar grandes transtornos, inclusive com prejuízos financeiros bem maiores”, ressaltou.

O assessor da Defesa Civil, Mauro Barbosa Filho, informa que o órgão em Poços está se reestruturando de forma a melhorar a eficiência no que diz respeito, principalmente, à prevenção de acidentes. Conforme ele, nesse processo estão incluídos grupos de servidores públicos, além do apoio especial da Secretaria de Planejamento, do Departamento de Água e Esgoto (Dmae) e do DME Distribuição”.

Áreas de risco

Mauro acrescenta que a Defesa Civil monitora todas as áreas de risco de Poços de Caldas, que estão localizadas em bairros como o Jardim Kennedy, São Jorge, Vila Rica, São José e São João. De acordo com ele, a atenção se estende, ainda, para alguns deslizamentos como os das margens do ribeirão na avenida João Pinheiro.

PROGRAMAÇÃO:

Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil

Sistema Nacional de Proteção de Defesa Civil, Instalação e Operacionalização da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC)

Impacto, vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas

Plano Estadual de Combate à Dengue

Incêndios florestais no contexto de mudanças climáticas

Mapeamento da área de risco

Gestão de recursos naturais para redução do risco de desastres

Incêndios Florestais no contexto de mudanças climáticas

Plano de Contingência

Fundamentos de Meteorologia Aplicada à Gestão Básica

Abrigo Temporário: Gestão e operacionalização