Você está em:

Defesa Civil libera limpeza do Sobrado do Conde Prates

Laudo atesta que paredes externas estão sólidas, podendo ter início a limpeza do casarão, após o incêndio do último dia 26 de agosto

Na próxima segunda-feira (16) o Sobrado do Conde Prates já estará desinterditado pela Defesa Civil para execução de serviços. Desta forma, a empresa dona do imóvel vai começar os trabalhos de limpeza.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (11) após a apresentação do laudo do engenheiro Ernesto Guidugli, especialista em construção civil da Secretaria Municipal de Obras. Ele atesta que as paredes externas encontram-se rígidas, principalmente as do primeiro piso, e que a varanda frontal está preservada e deve ser recuperada. “Já as paredes internas, em sua grande parte, e a cobertura, estão condenadas”, afirmou o engenheiro.

O Sobrado do Conde Patres que foi construído em 1886 e  tombado em 2015, sofreu um incêndio na madrugada do último dia 26 de agosto.

Participaram da reunião na Secretaria Municipal de Planejamento, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Poços de Caldas (Condephact), representantes da empresa proprietária do imóvel, da Prefeitura e o Ministério Público.

A desinterdição será feita em um primeiro momento por 10 dias. “ Iremos desinterditar e acompanhar os trabalhos nestes 10 dias, conforme fizermos vistorias e não houver riscos, estendemos a desinterdição” , ressaltou o secretário de Defesa Social Rafael Conde , pasta que responde pela Defesa Civil.

A limpeza começará a ser feita por cima já que há risco de estruturas caírem. O engenheiro civil da empresa dona do imóvel, Guilherme Posso, disse que irão usar um caminhão munk e a demolição das estruturas condenadas será manual. “ Primeiro vamos fazer a limpeza dos elementos que estão dependurados e ao remover os materiais iremos encaminhar ao  Condephact para restauração e catalogação. E ainda nesta etapa iremos fazer o travamento das paredes externas pelo sistema de grouteamento, uma técnica que vai preencher espaços de vigas de madeira que foram queimadas e irá dar sustentabilidade com segurança. “

A representante do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, a engenheira civil, Fernanda Marinoni, disse que irão acompanhar de perto todas as intervenções.  “ Em uma vistoria que fizemos, já averiguamos que têm maçaneta, tijolos, vidro e ferragens que recontam a história do casarão e serão devidamente catalogados.”

O promotor Sidnei Boccia, que atua na preservação do patrimônio, também acompanhou a reunião. “ Eu verifico se estão sendo tomadas as providências e fico satisfeito de termos encontrado um consenso neste primeiro encontro para o processo de recuperação e restauração deste patrimônio histórico de Poços.”

O secretário de Planejamento, Tiago Cavelagna,  também ficou satisfeito com o início dos trabalhos “ O importante é que não ficamos inertes, todo mundo quer ver o Casarão recuperado o quanto antes.”

 

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social