Dezembro Vermelho tem ações nas Unidades Básicas de Saúde

Na UBS São Jorge, equipe de saúde também realizou a mobilização

Como parte do Dezembro Vermelho, iniciativa nacional de conscientização e prevenção do HIV, diversas ações estão sendo realizadas ao longo do mês, em diferentes pontos da cidade, como nas unidades básicas de saúde. No bairro São Jorge, teve palestra em sala de espera e realização de testes rápidos para a população da região. “A gente percebe que as pessoas ainda têm receio da doença, ficam ansiosas pelo resultado e é sempre muito importante trabalhar a prevenção”, disse a enfermeira Ângela Ferreira da Silva.

Na UBS Santa Augusta, a Barraca da Saúde na área externa da unidade atendeu os pacientes com a distribuição de panfletos, preservativos e os testes rápidos. “Realizamos cerca de 20 testes rápidos, a demanda do mês, atendemos em um dia. Os diagnósticos positivos foram encaminhados para atendimento na própria unidade”, comentou a enfermeira Joice Araújo Marçal.

Na próxima quarta, 19, a ação será realizada das 8h às 12h, na UBS Country Club, em parceria com a equipe do Programa Municipal DST/AIDS. Ao longo do mês, a programação já passou pela Rua Assis, pela UPA, pelo Hospital Municipal Margarita Morales e pelo Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos. Em Poços, já foram registrados este ano, 44 casos, sendo 37 masculinos e 7 femininos, com prevalência na faixa etária dos 20 aos 40 anos.

Em 2017, foram 40 diagnósticos; 43 em 2016 e 45 em 2015. Relações sexuais sem preservativo; compartilhamento de seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação: estas são formas de transmissão do vírus HIV. O diagnóstico e o tratamento do HIV e de outras IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis e Hepatites B e C, podem ser buscados em uma unidade básica de saúde ou no Programa Especializado, que oferece atendimento multidisciplinar com orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos. O DST/Aids em Poços também oferece a Profilaxia Pós Exposição (PEP).

A sede do Programa fica na Secretaria Municipal de Saúde, na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará. “Além desta mobilização durante as campanhas, temos equipes preparadas e dedicadas, que oferecem o ano inteiro, este atendimento que é essencial para o diagnóstico e a prevenção”, finalizou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.