“Dia D” visa incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Foi realizada, na última terça-feira (13), a primeira etapa do “Dia Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho” – Dia D – em Poços de Caldas. O evento nacional é realizado pelo Ministério do Trabalho e entidades parceiras, com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho em um dia de atendimento exclusivo para esse público.

O evento foi direcionado às empresas que estão sujeitas ao cumprimento da Lei de Cotas. Representantes do empresariado local participaram de um mini seminário de sensibilização, no Espaço Cultural da Urca. Posteriormente, as empresas disponibilizarão as vagas para deficientes ao Sistema Nacional de Empregos (Sine).

O Dia D é realizado pelo Ministério do Trabalho, em parceria com a Sedese e diversas entidades parceiras, como as secretarias municipais de Promoção Social e Desenvolvimento Econômico e Trabalho. “O objetivo é promover e articular as questões da pessoa com deficiência, com vistas ao mercado de trabalho. A ideia é estimular as empresas a contratarem pessoas com deficiência”, explica a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Andreia Achel.

A iniciativa visa fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência e possibilitar a aproximação entre trabalhadores e empresas do município de Poços de Caldas, visando ampliar o número de pessoas com deficiência integradas ao mercado de trabalho. O segundo evento, ainda dentro do Dia D, será direcionado às pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, no dia 28/11, para intermediação da mão de obra no SINE, no prédio da UAI, na rua Rio de Janeiro.

A coordenadora da Proteção Social Básica informa também que a ideia é que as ações não ocorram somente uma vez por ano e, por isso, está sendo criada uma rede intersetorial formada por profissionais de diversas áreas que atuam na garantia de direitos para pessoas com deficiência, visando desenvolver iniciativas contínuas que contribuam para a qualificação e empregabilidade deste público.